Região Metropolitana

Carro da prefeitura e loja no centro de Abreu e Lima são incendiados na mesma noite

A prefeitura acredita que os incêndios foram cometidos por vândalos, mas a informação ainda está sendo investigada

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira, Margarida Azevedo

Publicado em 30/10/2021 às 16:18 | Atualizado em 30/10/2021 às 17:30
Notícia
X

Com informações de Cinthia Ferreira, da TV Jornal

Um incêndio foi registrado numa loja de eletrodomésticos no Centro de Abreu e Lima, no Grande Recife, no final da noite desta sexta-feira (29). No mesmo horário, a cerca de 200 metros de distância do estabelecimento comercial, um carro da Secretaria Municipal de Planejamento que estava estacionado em frente à prefeitura também foi incendiado.

Imagens de celular filmadas por populares mostram as chamas fortes dentro da loja. O fogo começou por volta das 23h30. O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou rapidamente ao local, mas as chamas consumiram quase tudo. Dos fogões vendidos na loja, sobraram apenas ferro retorcido. Outros eletrodomésticos e móveis também foram destruídos.

Bruno Campos / JC Imagem
O chefe de gabinete da prefeitura de Abreu e Lima, Cristiano Diniz, contou à TV Jornal que também está investigando a hipótese de incêndio criminoso - Bruno Campos / JC Imagem
Bruno Campos / JC Imagem
O fogo consumiu o imóvel e um carro da Prefeitura de Abreu e Lima também foi incendiado - Bruno Campos / JC Imagem
Bruno Campos / JC Imagem
O incêndio começou por volta das 23h30 desta sexta-feira (29) - Bruno Campos / JC Imagem
Bruno Campos / JC Imagem
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação chegou rápido ao local, mas por conta dos objetos muito inflamáveis no estabelecimento, como colchões, foi difícil controlar as chamas - Bruno Campos / JC Imagem
Bruno Campos / JC Imagem
Dos fogões, sobraram apenas ferro retorcido - Bruno Campos / JC Imagem
Bruno Campos / JC Imagem
Praticamente todos os produtos da loja foram incinerados - Bruno Campos / JC Imagem
Bruno Campos / JC Imagem
Apesar do susto, ninguém ficou ferido - Bruno Campos / JC Imagem
Bruno Campos / JC Imagem
A hipótese de incêndio criminoso não é descartada - Bruno Campos / JC Imagem
Bruno Campos / JC Imagem
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma loja de eletrodomésticos localizada no centro de Abreu e Lima - Bruno Campos / JC Imagem

O gerente regional da loja, Alexandre Hipolito, foi avisado por vigilantes da rua. "Recebi essa péssima notícia por volta da meia noite. Imediatamente viemos ao local e o Corpo de Bombeiros já se encontrava aqui tomando todas as providências. Eles controlaram as chamas mas infelizmente comprometeu grande parte da loja. Ainda estamos fazendo levantamento dos danos e aguardando laudo dos Bombeiros", relatou Alexandre. O material que estava no estoque, no fundo da loja, não foi atingido.

Imagens de câmeras da loja foram entregues à polícia, informou o gerente. "Não houve nenhum indício de arrombamento na loja. Mas as portas são vazadas. Os Bombeiros e a polícia estão investigando. Como aconteceu no mesmo horário do incêndio do carro, pode ter relação ou haver sido premeditado", disse. A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil, mas, até o momento, nenhum boletim de ocorrência foi registrado sobre o ocorrido. 

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que quatro viaturas foram enviadas ao local onde as equipes combateram as chamas que estavam destruindo vários móveis, eletrodomésticos e eletrônicos pertencentes ao estabelecimento comercial. "A rápida ação das equipes foi fundamental para que as chamas não se alastrassem a outros estabelecimentos", afirmou a nota.

Prefeitura

Em entrevista ao JC, na tarde deste sábado, o chefe de gabinete da Prefeitura de Abreu e Lima, Christiano Diniz, disse que a gestão municipal acredita ter sido uma ação de vândalos e que não tenha sido algo premeditado.  

"Tentamos pegar imagens da avenida, mas só houve (incêndio) na Credimoveis Novolar e no carro da prefeitura. Não enxergamos ligação, achamos que foram vândalos que atearam fogo na loja e no caminho viram o carro estacionado e decidiram atear fogo. Não vejo ligação. Nem premeditação. Nada liga uma coisa a outra", destacou Christiano.

De acordo com ele, o fogo danificou tanto o sistema de filmagens da loja quanto o da prefeitura. "Mandamos para a perícia tentar resgatar algo do que foi queimado. Esperamos a Credimoveis porque a central deles é em Fortaleza. A ideia é unir o que der para aproveitar (de imagem) para que a polícia tenha uma linha de investigação", disse.

O incêndio no carro atingiu também o próprio prédio da prefeitura. De acordo com Christiano, três condensadores do ar-condicionado foram incendiados, além da fiação que dá acesso ao saguão, onde há atendimento ao público em serviços de retirada de nota fiscal, atendimento à empresas, IPTU e outros assuntos burocráticos.

O chefe de gabinete explicou que o atendimento não será comprometido pelo caso. "Temos o feriadão, não haverá expediente na segunda e terça-feira. Apenas na quarta-feira. Até lá, estará tudo resolvido, o pessoal fez a limpeza, a parte queimada estão retirando amanhã e quarta está normal", afirmou. A prefeitura ainda não conseguiu fazer o levantamento do valor total do prejuízo. Já a Defesa Civil esteve na loja e não identificou risco aos imóveis vizinhos.

Tags

Autor