ESTADO DE SAÚDE

Bebê recém-nascido encontrado dentro de sacola no Sítio Histórico de Olinda passa bem, diz pediatra

A criança foi encontrada por um vendedor ambulante de água na terça-feira (2)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 03/11/2021 às 12:04 | Atualizado em 03/11/2021 às 14:10
Notícia
X

O bebê recém-nascido encontrado por um vendedor ambulante dentro de um saco nessa terça-feira (2) passa bem, segundo informou a pediatra neonatologista Catarina Elisabeth, do Hospital do Tricentenário, em Olinda, local para onde o menino foi levado. 

"O bebê está estável, em observação. Nós colhemos o rastreio infeccioso para saber se ele tem algum foco infeccioso para ser tratado. Ele está numa incubadora, com oxigênio e suporte", explicou.

LEIA MAIS

Bebê recém-nascido é encontrado em sacola por vendedor ambulante no Sítio Histórico de Olinda

Mesmo assim, de acordo com a pediatra, ainda não há previsão de alta: "Vai depender do resultado dos exames que fizemos. Ele é um um recém-nascido, pelos exames deve ter umas 40 semanas, e é pequeno para a idade gestacional". 

A criança foi achada no Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife, e ainda estava com o cordão umbilical. Agora, o bebê está internado no berçário da unidade de saúde e se alimenta com leite artificial. Além disso, segundo a conselheira tutelar de Olinda Claudia Moura, várias mães que estavam no hospital fizeram doações de roupa. "Ele chegou sem nada, e cada um ajudou como pode", disse.   

Em relação aos próximos procedimentos, Claudia revelou que assim que o menino receber alta, ele será colocado em uma casa de passagem, onde aguardará por decisão judicial. 

Encontrado dentro de um saco

A criança foi encontrada por um vendedor ambulante de água. Em conversa com a conselheira tutelar, o homem informou que passava pelo cruzamento da Rua São Francisco com a Rua Bispo Coutinho quando encontrou uma sacola, ouviu um choro e percebeu que se tratava de um bebê.

"Fizemos contato com o senhor que encontrou o bebê, ele informou que é vendedor de água ambulante e disse que deixou o sobrinho na igreja com o isopor de bebida e desceu para pegar mais água, já que o movimento estava grande na missa. Quando ele desceu, ele disse que avistou ao lado do muro do cemitério uma bolsa de plástico com uma flor de girassol e ouviu um choro de criança. Ele até pensou que estivesse ouvindo coisa, mas foi se aproximando, abriu a bolsa, viu um pano, levantou e viu o rostinho do bebê", disse a conselheira. 

Ainda segundo ela, a primeira atitude do homem foi pegar a criança e levar até o hospital. "Chegando lá (no hospital) ele procurou a urgência, pediu ajuda e disse que não sabia de nada em relação ao bebê. Foi quando chamaram a enfermeira e entregaram a criança, que foi levada para o bloco cirúrgico."

Agora, a polícia tenta identificar os pais do bebê. Imagens de uma câmera de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS), implantada próximo ao local onde a criança foi encontrada, estão sendo analisadas pela polícia.

Tags

Autor