imunização

Alegria e alívio marcam início de vacinação contra a covid-19 em adolescentes em escolas

A Escola Técnica Estadual Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital, foi a primeira a receber a ação nesta quinta-feira (4)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 04/11/2021 às 15:47 | Atualizado em 04/11/2021 às 17:28
Notícia
X

Com informações de Beatriz Albuquerque, da TV Jornal

A manhã desta quinta-feira (4) foi marcada pelo início da ação de vacinação contra a covid-19 nas escolas da rede municipal e estadual do Recife. Por meio da iniciativa, feita em parceria com o Governo de Pernambuco, profissionais da Secretaria de Saúde da cidade vão aplicar a vacina da Pfizer, único imunizante permitido pela Anvisa para jovens a partir de 12 anos, em diversos colégios da capital, sem que seja necessário realizar agendamento.

A primeira instituição de ensino a contar com a imunização foi a Escola Técnica Estadual Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital. A aluna Beatriz Hipólito, de 16 anos, foi uma das pessoas imunizadas através da campanha. Em entrevista à TV Jornal, a estudante disse estar muito feliz. "Eu acho que a vacina tem esse efeito de euforia. Eu consigo sentir essa esperança que há tempos não sentia. Dias melhores estão vindo", comemorou.

Em um primeiro momento, a ação ocorre nas escolas estaduais. A partir da próxima segunda-feira (8), a imunização acontecerá em instituições de ensino da rede municipal. Nas escolas geridas pelo Recife, 22 mil alunos estão aptos para receber o imunizante, no entanto, muitos já se vacinaram e, por causa disso, a prefeitura não tem estimativa de quantos irão tomar a dose. Para serem vacinados, não é necessário que os alunos estejam acompanhados dos responsáveis, já que uma autorização prévia está sendo realizada em conjunto às escolas.

Para a secretaria de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a ação é de grande importância para prevenir o contágio pela covid-19. "Hoje nós temos 70% dos adolescentes vacinados, com idades de 12 a 17 anos. Nós sabemos sabemos que há pais e responsáveis que têm dificuldade de levar os filhos até os pontos de vacinação. Diante disso, viemos até aqui para ampliar o esquema vacinal desse público", pontuou.

De acordo com a prefeitura do Recife, o objetivo é ir atrás dos 30% dos alunos com essa faixa etária que ainda não se vacinaram ou que de estudantes que ainda não tomaram a segunda dose. 


O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, esteve presente na Escola Dom Bosco e reforçou a importância do compromisso das escolas com a saúde dos alunos. "Caso seja necessário vamos estender cada vez mais. O importante é que todos os estudantes sejam vacinados com a primeira e segunda dose. Por isso, essa ação é fundamental", declarou. Até o dia 21 de outubro, pouco mais de 55% dos adolescentes foram vacinados em Pernambuco.

Tags

Autor