Forte chuva, com raios e trovões, causa danos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco; veja imagens
Diversos registros das chuvas foram compartilhados nas redes sociais. O prefeito Miguel Coelho alertou a população
Chuva intensa, raios e trovões ocorrem na noite desta quinta-feira (4), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Nas redes sociais, diversas imagens estão sendo compartilhadas pelos moradores da cidade.
Há registros de queda de árvore no Centro e desabamento de parte do teto de um posto de combustíveis na Avenida Honorato Viana, no bairro Gercino Coelho. Na Avenida dos Tropeiros, no Jardim Amazonas, um vídeo mostra a água levando uma mesa de plástico e tentando arrastar carros. Além disso, a energia elétrica caiu em pontos como a rodoviária da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Por volta das 22h30, o prefeito do município, Miguel Coelho (DEM), publicou nos stories de sua conta no Instagram um alerta à população. Para informações e emergências, os petrolinenses deverão ligar para a Defesa Civil, no número 153.
"Em caso de raios, evite ficar embaixo de árvores, andar de bicicleta ou a cavalo. Não use telefones conectados ao carregador. Não passe por vias onde a água estiver cobrindo o meio-fio", diz o material publicado pelo prefeito.
O que está causando a chuva?
Segundo o monitoramento pluviométrico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Petrolina é a cidade de Pernambuco onde mais choveu nas últimas 24 horas: 45 milímetros (mm).
Com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil, emitiu um alerta de chuva na quarta-feira (3). O fenômeno pode ser reflexo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que, segundo o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, é uma faixa de nebulosidade que vem da região amazônica com nuvens do tipo cumulo nimbus aglomeradas e com "grande desenvolvimento vertical que pode provocar chuvas intensas e trovoadas, e até granizo".
Segundo a prefeitura, equipes seguem de prontidão, realizando o monitoramento pela cidade. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 153, que funciona 24 horas, caso sejam identificados possíveis riscos.
O Petrolina Notícias no Instagram compartilhou registros de moradores. Em um deles, um homem mostra que um raio atingiu o portão de uma empresa, que foi arremessado para longe.
Ver essa foto no Instagram
Confira mais registros da chuva publicados em redes sociais
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram