Sertão

Forte chuva, com raios e trovões, causa danos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco; veja imagens

Diversos registros das chuvas foram compartilhados nas redes sociais. O prefeito Miguel Coelho alertou a população

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 04/11/2021 às 22:58 | Atualizado em 05/11/2021 às 12:29
Notícia
X

Chuva intensa, raios e trovões ocorrem na noite desta quinta-feira (4), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Nas redes sociais, diversas imagens estão sendo compartilhadas pelos moradores da cidade. 

Há registros de queda de árvore no Centro e desabamento de parte do teto de um posto de combustíveis na Avenida Honorato Viana, no bairro Gercino Coelho. Na Avenida dos Tropeiros, no Jardim Amazonas, um vídeo mostra a água levando uma mesa de plástico e tentando arrastar carros. Além disso, a energia elétrica caiu em pontos como a rodoviária da cidade.

Por volta das 22h30, o prefeito do município, Miguel Coelho (DEM), publicou nos stories de sua conta no Instagram um alerta à população. Para informações e emergências, os petrolinenses deverão ligar para a Defesa Civil, no número 153.

"Em caso de raios, evite ficar embaixo de árvores, andar de bicicleta ou a cavalo. Não use telefones conectados ao carregador. Não passe por vias onde a água estiver cobrindo o meio-fio", diz o material publicado pelo prefeito.

O que está causando a chuva?

Segundo o monitoramento pluviométrico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Petrolina é a cidade de Pernambuco onde mais choveu nas últimas 24 horas: 45 milímetros (mm). 

Com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil, emitiu um alerta de chuva na quarta-feira (3). O fenômeno pode ser reflexo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que, segundo o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, é uma faixa de nebulosidade que vem da região amazônica com nuvens do tipo cumulo nimbus aglomeradas e com "grande desenvolvimento vertical que pode provocar chuvas intensas e trovoadas, e até granizo".

REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
Chuva causou danos em Petrolina nesta quinta (4) - REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
Chuva em Petrolina - REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
Chuva em Petrolina - REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
Chuva em Petrolina - REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS
Chuva em Petrolina - REPRODUÇÃO//REDES SOCIAIS

Segundo a prefeitura, equipes seguem de prontidão, realizando o monitoramento pela cidade. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 153, que funciona 24 horas, caso sejam identificados possíveis riscos.

 

O Petrolina Notícias no Instagram compartilhou registros de moradores. Em um deles, um homem mostra que um raio atingiu o portão de uma empresa, que foi arremessado para longe.

Confira mais registros da chuva publicados em redes sociais

Tags

Autor