Patrocinado

Universidade: conquista que transforma o indivíduo e o seu entorno

Referência, Unicap lançou vestibular 2022 com mais de 4.900 vagas para 43 cursos de graduação; inscrição pelo site

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 25/11/2021 às 7:13 | Atualizado em 25/11/2021 às 11:08
Patrocinada
X

Por quantos desafios passa um estudante até colocar os pés no ensino superior? E quantos outros obstáculos se colocam à frente até que o diploma chegue às suas mãos? São muitos e diversos, mas com a certeza de que ingressar em uma universidade é uma etapa transformadora. Se você pretende iniciar este capítulo na sua vida, saiba que nunca mais será o mesmo.

Emerson Sabóia cursa o 6° período do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o mais tradicional do estado e um dos mais requisitados. Ele, que é a segunda pessoa da família a chegar ao ensino superior, sabe que as transformações desse acesso mudaram sua vida e seu entorno.

Para ele, não dá para falar sobre a importância desta vivência sem ampliar o olhar. “Antes de mudar quem eu sou, quando recebi notícia de que ia estudar em uma universidade, isso mudou as pessoas que estavam à minha volta e pra melhor. Meus pais fizeram tudo que fizeram para que eu chegasse nesse momento, que eu chegasse à universidade”, relembra.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Emerson Sabóia é a segunda pessoa da família a chegar ao ensino superior - JAILTON JR./JC IMAGEM

Questionar-se sobre esse novo universo levou o futuro jornalista à reflexão - por certo, um bom caminho sem volta. “Não consigo lembrar de quem eu era antes da universidade, não consigo lembrar-me do que pensava sobre questões políticas, sociais, econômicas antes de ter contato com este universo. É tão estranho, mas me transformou profundamente. Existe um Emerson antes e um Emerson depois da universidade, com certeza”, sintetiza.

E para quem almeja este acesso, Emerson alerta: “é imprescindível a importância. Vai abrir portas, janelas, escotilhas, tudo o que você puder imaginar para um universo de pensamentos, de ideias, de liberdade de pensamentos. É sem precedentes”.

Retorno

Muitas pessoas que têm o ensino superior como projeto terão agora, com a gradativa retomada das atividades interrompidas pela pandemia, um impulso a mais para tirar a ideia do papel. E a previsão das instituições de ensino é de salas de aula retomadas, inclusive para novos cursos.

Na Unicap, o vestibular 2022 acaba de ser lançado com mais de 4.900 vagas para 43 cursos de graduação e início das aulas previstas para o mês de fevereiro de 2022. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são aceitas no processo seletivo, exceto para o preenchimento das vagas de medicina. Os candidatos deverão se inscrever até o dia 2 de dezembro, às 16h, horário de Recife, através do site vestibular.unicap.br

“Nossa expectativa é estarmos prontos para retorno às aulas presenciais, salvo se houver alguma medida sanitária contrária”, diz o presidente da Comissão para Aplicação do Vestibular da Unicap, Leonel Morais. Nesta edição, a Unicap oferece, além do concorrido curso de Medicina, vagas para Engenharia da Complexidade. “Este curso é diferente. Ele funciona em período integral e o aluno, a partir do 3° período, deve passar um ano no exterior”.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Expectativa é para o retorno às aulas presenciais, afirma Leonel Morais - JAILTON JR./JC IMAGEM

E também neste vestibular, haverá o retorno da oferta de vagas para o curso de licenciatura em Letras - Português, além de Direito, Administração, Fotografia, entre outros. Confira o edital completo.

Medicina na Unicap

Para 2022, a Unicap oferece 60 vagas para o curso de Medicina, sendo 52 são para o processo seletivo, 5 vagas para ingressantes via Programa Universidade para Todos (ProUni) e 3 para estudantes que tenham Financiamento Estudantil (FIES).

“No último vestibular, tivemos 1.009 candidatos inscritos para seleção para o curso de Medicina. As provas, naturalmente, são puxadas, no nível de um curso concorridíssimo, com a chancela da Unicap”, diz Morais. Para esta seleção, os estudantes precisam realizar provas presenciais, com questões objetivas e redação.

Tags

Autor