IMUNIZAÇÃO

Recife tem Dia D da vacinação antirrábica animal neste sábado (4)

Expectativa da prefeitura é de imunizar 100 mil cães e gatos nos 154 postos e três drive-thrus disponibilizados

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 04/12/2021 às 0:04 | Atualizado em 04/12/2021 às 0:23
Notícia
X

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, por meio da Vigilância Ambiental, promove o Dia D da vacinação antirrábica animal neste sábado (4). Das 8h às 17h, a população poderá levar cães e gatos a um dos 154 postos de imunização distribuídos pelos oito distritos sanitários da cidade, além de três drive-thrus.

A estratégia de descentralizar a vacinação tem o objetivo de oferecer mais comodidade aos tutores dos animais. A Praça do Cavouco, no Cordeiro; o Big Bompreço, em Areias; e o Segundo Jardim, em Boa Viagem terão pontos de atendimento. Confira a lista completa:

Locais de vacinacao_antirrabica-_dia_d_2021 de Jornal do Commercio

Desde o dia 9 de outubro, passaram a ser montados postos de imunização itinerantes, em média, 30 por fim de semana. Nesse período, foram imunizados 119.540 animais. Agora no Dia D, com o número de pontos de atendimento disponibilizados cinco vezes maior, a expectativa é de que 100 mil cães e gatos sejam vacinados.

No atendimento, o tutor vai precisar apresentar a carteira de vacinação do seu pet. Quem não tiver o documento receberá a carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada.

O Dia D não vai ser a última oportunidade de vacinar os animais. Para quem não puder levar os pets neste fim de semana, a Sesau disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), situado no bairro de Peixinhos, e também no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, e em territórios dos oito distritos sanitários. A lista completa está disponível neste link. Moradores de outros municípios devem procurar as secretarias de Saúde de suas cidades.

Raiva

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto pessoas quanto animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão.

Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. A vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.

Tags

Autor