Luto

Familiares, amigos, admiradores e colegas de profissão se despedem do jornalista Samir Abou Hana

Velório do comunicador, acontece na Câmara de Vereadores do Recife. Enterro será às 16h, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 11/12/2021 às 12:55 | Atualizado em 11/12/2021 às 14:12
Notícia
X

Muita emoção marca a despedida ao jornalista Samir Abou Hana, na tarde deste sábado (11). Pelo velório, que começou por volta das 10h30, na Câmara de Vereadores do Recife, passaram familiares, amigos, artistas, políticos e admiradores do comunicador. O ex-ministro da Educação e ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho, esteve no velório e prestou sua última homenagem ao amigo. O enterro está marcado para às 16h, no Cemitério de Santo Amaro. 

Samir faleceu neste sábado, depois de sofrer três paradas cardíacas. Ele ficou internado durante o mês de dezembro em um hospital particular do Recife em consequência de uma queda. O acidente doméstico resultou em um traumatismo craniano e uma fratura no fêmur, que precisou ser operada. Em função da gravidade do incidente, ele precisou ir para a UTI. 

Conhecido pelo slogan "o secretário da cidade", por defender os interesses da população, Samir Abou Hana influenciou gerações de jornalistas no rádio e na TV e foi figura conhecida e admirada nos lares pernambucanos, com sua maneira autêntica de se comunicar.

TRAJETÓRIA

Durante sua carreira profissional, Samir atuou como apresentador de TV, jornalista e radialista. Fora das redações, chegou a ser secretário de imprensa de dois prefeitos: Eufrásio Barbosa, de Olinda e Augusto Lucena, do Recife.

Day Santos/JC Imagem
Entererro do comunicador Samir Abou Hana, na Câmara de Vereadores do Recife - Day Santos/JC Imagem

Ele criou sua marca por meio da saudação carinhosa "ternurinha", que há tempos atrás serviu como nome de fantasia para sua emissora de rádio. A expressão era sempre acompanhada por um gesto com os dedos em forma de “V”.

De acordo com o próprio Samir, a ideia surgiu quando Chacrinha o convidou para ser jurado em seu programa. Em entrevista à TV Globo, Abou Hana explicou que o comunicador o apresentou como “a ternurinha do Recife'. Além disso, por reivindicar melhorias para a população passou a ser chamado de: "O Secretario da Cidade".

Day Santos/JC Imagem
Entererro do comunicador Samir Abou Hana, na Câmara de Vereadores do Recife - Day Santos/JC Imagem

Em sua carreira, o apresentador passou por Rádio Jornal, Rádio Globo, Rádio Clube e outras grandes emissoras. Na televisão, teve passagens memoráveis pela TV Universitária de Pernambuco, TV Estação e Nova Nordeste, além dos jornais Diário de Pernambuco e Estado de S. Paulo.

Tags

Autor