LUTO

Morre, aos 84 anos, Joezil Barros, ícone do jornalismo pernambucano

Há duas semanas, Barros estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 21/12/2021 às 10:43 | Atualizado em 21/12/2021 às 15:05
Notícia
X

Morreu, nesta terça-feira (21), aos 84 anos, o jornalista Joezil Barros, um dos principais nomes da história da imprensa pernambucana. Há duas semanas, Barros estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital do Recife. Ele realizava tratamento médico por causa de uma infecção pulmonar. Nos últimos dias, seu quadro se agravou, e ele precisou ser intubado. Ainda não há informações sobre sepultamento e velório. O velório acontece às 17h e a cremação às 18h, no cemitério Morada da Paz.

Ícone do jornalismo do Estado, Joezil foi presidente do Diário de Pernambuco, onde atuou por mais de 60 anos. No jornal, entrou como revisor e se estabeleceu até chegar ao cargo de presidente, cargo exercido de 2002 até 2015. Além disso, também foi presidente dos Diarios Associados no Nordeste.

Ao longo de sua trajetória, fez da defesa da imprensa livre e da democracia sua bandeira de vida. Defensor de um jornalismo sério, pautou sua história na pluralidade e responsabilidade. 

Formado pela Escola Superior de Relações Públicas e pela Faculdade de Direito de Olinda, Joezil também teve uma trajetória notabilizada pela participação em projetos e organizações sociais, como o Rotary Club, onde sempre buscou se engajar em iniciativas voltadas a ajudar os mais necessitados.

Sua última atuação profissional foi a de chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), posto que ocupou até seu falecimento.

ACERVO JC IMAGEM
Joezil Barros ao lado da esposa - ACERVO JC IMAGEM

Uma perda para Pernambuco

O presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, ressaltou a importância do profissional para o jornalismo pernambucano.

"Joezil Barros sempre valorizou o Jornalismo e soube, como poucos, se relacionar com todos de uma forma cortês e firme ao mesmo tempo. Profissional experiente, fez sua história deixando amigos por onde passou, sempre comprometido. Eu tinha por ele um grande respeito e amizade. A imprensa pernambucana perde um dos seus grandes nomes"

Amigo pessoal de Joezil, o ex-diretor de redação do JC Ivanildo Sampaio falou da sua relação com Barros, a quem chamou de 'bom companheiro' e destacou a importância do jornalista para a sociedade de Pernambuco.

"Tive o prazer de trabalhar com Joezil. Mas nos tornamos ainda mais amigos quando fui trabalhar no JC. Ele era um bom companheiro. A partida dele é uma perda para não só para o jornalismo, mas para a sociedade pernambucana, onde ele tinha enorme penetração. Graças ao seu jeito, Joezil conheceu gerações e mais gerações de empresários, políticos e influenciadores sociais, que hoje sentem sua partida", disse Sampaio.

Por meio de nota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também lamentou a morte de Joezil. No texto, o gestor manifestou solidariedade aos seus familiares, amigos e ao jornalismo pernambucano.

"Recebi com muita tristeza a notícia da morte do jornalista Joezil Barros, um dos veteranos da profissão, na qual começou ainda muito jovem, aos 16 anos de idade. Ao longo de uma carreira de mais de seis décadas, Joezil passou por diversas rádios e chegou ao Diario de Pernambuco como repórter, progredindo na empresa até aposentar-se, muitos anos depois, na condição de dirigente e condômino dos Diários Associados. Também cumpriu uma importante missão como líder sindical e presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco. Quero manifestar minha solidariedade aos seus familiares, amigos e ao jornalismo pernambucano como um todo pela perda desse profissional de grande destaque."

O Diário de Pernambuco, casa de Joezil por mais de seis décadas, também expressou pesar pela morte do jornalista. Por nota, o jornal relembrou a origem humilde de Barros e sua trajetória de sucesso.

"O Diario de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do seu ex-presidente Joezil Barros, ocorrido na manhã desta terça-feira.

Joezil trabalhou por mais de 60 anos no Diario, onde exerceu diversas funções, como repórter de polícia, editor regional, editor de Cidades, gerente comercial, diretor comercial, superintendente e presidente. Na mais alta função do veículo, também exerceu o comando sobre diversos outros órgãos de imprensa do mesmo grupo, como a TV e a Rádio Clube e os jornais Aqui PE, O Norte, Diário da Borborema e Diário de Natal.

Sua última função como jornalista foi a de chefe da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, cargo que exerceu até seu falecimento.

Formado pela Escola Superior de Relações Públicas e pela Faculdade de Direito de Olinda, Joezil também teve uma trajetória notabilizada pela participação em projetos e organizações sociais, como o Rotary Club, onde sempre buscou se engajar em iniciativas voltadas a ajudar os mais necessitados.

De origem humilde, o jornalista nasceu filho de um condutor de bondes e precisou iniciar sua vida profissional ainda na adolescência, passando por várias empresas. Mas foi no Diario onde imprimiu sua marca na história de Pernambuco, comandando o jornal mais antigo da América Latina."

A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), que já foi presidida por Joezil, condolências aos familiares e amigos do jornalista e demonstrou pesar pela morte de Barros.

"A Associação da Imprensa de Pernambuco manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do jornalista Joezil Barros, 84 anos. Joezil ocupou várias funções no jornalismo, entre elas foi presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, da Federação Nacional de Imprensa e do Diario de Pernambuco.

Como presidente da AIP comandou as comemorações dos 50 da Associação e a inauguração do Edifício AIP Anexo.

Conhecido pelo profissionalismo, deixa um legado para a história da Imprensa nacional.

Nas páginas dos nossos livros Ata, não faltam registros da sua atuação em defesa da profissão. Neste momento de dor, prestamos condolências aos seus familiares e amigos."

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PP), também lamentou a morte de Joezil Barros, afirmando que ua partida deixa uma lacuna para sociedade pernambucana.

"É com muita tristeza e pesar que recebo a notícia da morte do jornalista Joezil Barros, um dos mais reconhecidos profissionais da comunicação em nosso Estado. Com uma carreira consolidada, sobretudo a frente do jornal mais antigo da América Latina, o Diario de Pernambuco, Joezil também se destacou na presidência da Associação de Imprensa de Pernambuco e como líder sindical.

Joezil foi jornalista de batente por mais de seis décadas. Passou por várias rádios. Ingressou no Diario de Pernambuco como repórter até chegar na condição de condômino dos Diarios Associados sempre com um olhar atento para para a questão social. Mesmo aposentado continuou atuando no jornalismo na assessoria do TJPE, onde prestou brilhantes serviços à instituição.

Sua partida deixa uma lacuna para sociedade pernambucana. Toda a minha solidariedade aos familiares e amigos."

O Desembargador Fernando Cerqueira, Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, disse que os integrantes do TJPE receberam a morte de Joezil Barros com profundo pesar. O jornalista integrou o órgão como assessor de imprensa.

"Por quase quatro anos, este jornalista renomado prestou seus caros serviços à Justiça, nos auxiliando com a sua perspicácia, com sua conduta ética, profissional e gentil, a divulgar as ações do Judiciário para a sociedade. Mais do que um grande nome do jornalismo, Joezil sempre foi um amigo inestimável, atencioso e bem humorado, que humildemente aceitou o convite para integrar a nossa gestão e colaborar com sua larga experiência.

Aos 84 anos, se mantinha disponível, ativo e disposto e aprender todos os dias. Coordenou brilhantemente a equipe de jornalismo da Corregedoria e da Assessoria de Comunicação da Presidência. E, pelo serviço prestado, foi homenageado por este Tribunal em mais de uma ocasião, com medalhas e diplomas de honra ao mérito. Lutou contra um câncer por meses, sem perder o sorriso, que sempre foi uma de suas marcas. Não tenho palavras para agradecer por sua dedicação."

O TJPE também emitiu uma nota lamentando o falecimento do profissional.

"Joezil Barros estava afastado de suas funções no TJPE para realização do tratamento contra o câncer e estava internado desde o dia 30 de novembro deste ano no Hospital Memorial São José. A cerimônia fúnebre ocorrerá à 17h no cemitério Morada da Paz, em Paulista, restrita a familiares e amigos. A cremação será realizada às 18h."

O cemitério Morada da Paz, local em que acontece o velório de Joezil Barros, criou uma página exclusiva na plataforma "Morada da Memória", para reunir mensagens e histórias sobre o jornalista. Clique aqui para conferir.

Este conteúdo está em atualização.

Tags

Autor