CHUVAS

Fortes chuvas provocam alagamentos e transtornos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco

Em vídeos divulgados nas redes sociais, os moradores mostram os alagamentos deixados pela enxurrada e fazem apelos à gestão municipal

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/12/2021 às 19:13 | Atualizado em 25/12/2021 às 19:14
Notícia
X

Petrolina, cidade polo do Sertão do São Francisco de Pernambuco, está literalmente embaixo d´água. Depois de uma semana inteira de chuvas, as preciptações ficaram ainda mais fortes da sexta-feira (24/12), véspera de Natal, para o sábado (25), Dia de Natal, provocando alagamentos e transtornos no município. Por sorte, nenhuma morte foi registrada por enquanto, apesar de os moradores estarem assustados e pedindo ajuda da prefeitura em vídeos postados nas redes sociais.

O acúmulo de chuvas é tão grande que a Prefeitura de Petrolina anunciou o adiamento do espetáculo "Filho de Deus Menino Meu", da Comunidade Católica Shalom, que estava previsto para acontecer neste sábado, na Praça Dom Malan, em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus, no Centro da cidade. A encenação poderá ser retomada no domingo, se as preciptações cederem.

 

Em vídeos divulgados nas redes sociais, os moradores mostram os alagamentos deixados pela enxurrada e fazem apelos à gestão municipal. Bairros como Jardim Petrópolis, Dom Avelar e Loteamento Geovane – entre outros – enfrentam o mesmo transtorno. Um dos locais mais atingidos foi o Residencial Vila Verde, onde os moradores também gravaram imagens mostrando a invasão das águas.

Em vídeo, também divulgado nas redes sociais, o prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, afirma que toda a equipe da prefeitura está nas ruas, em alerta, para tentar minimizar os impactos das chuvas na cidade. E garante que ele estaria nas ruas para verificar os estragos já provocados. "Hoje é Dia de Natal, um dia de celebrar e eu aproveito para desejar a todos um Feliz Natal. Mas estou aqui também para falar sobre as chuvas dos últimos dias e, especialmente de ontem para hoje. Quero dizer que toda a prefeitura está nas ruas. Nossas equipes estão trabalhando, atentas para atender às urgências de todas as famílias, em qualquer bairro da cidade. É um momento de muita chuva, que precisamos estar unidos e ajudando um ao outro. Se você puder, ajude um vizinho. Eu estarei em loco para acompanhar a situação", apelou e garantiu.

 

PREVISÃO

Ainda na véspera de Natal a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuvas com intensidade moderada e, ocasionalmente, fortes no Sertão e Agreste de Pernambuco. O aviso meteorológico era válido até este sábado. A explicação da Apac para as fortes chuvas é de que elas estavam sendo provocadas por um canal de umidade e instabilidade na região.

 

Tags

Autor