PRECIPITAÇÕES

Chuvas que atingem Pernambuco devem continuar pelos próximos dias, diz meteorologista

Em pleno verão, as temperaturas mais amenas não são esperadas na região

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 27/12/2021 às 11:23
Notícia
X

As fortes chuvas que assolaram a Região Metropolitana do Recife (RMR) no último final de semana foram recebidas pela população com surpresa. Em pleno verão, as temperaturas mais amenas não são esperadas na região. Em entrevista à Rádio Jornal, nesta segunda-feira (27), o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Thiago do Vale explicou o fenômeno.

 

Segundo o meteorologista, o sistema de chuvas em Pernambuco é o mesmo que atinge as cidades da Bahia, de forma catastrófica. “O estado de Pernambuco está na 'periferia' desse sistema, a Bahia recebe a umidade que vem do oceano e alguns fatores de intensificação acontecem por lá. Aqui, temos núcleos de chuva bastante isolados”, explicou o profissional.

O especialista explica que o fenômeno atinge as cidades litorâneas desde a véspera de Natal. “Esse sistema que causa as chuvas persiste desde o dia 24, já vimos a possibilidade que essas chuvas causem acúmulos mais intensos”, disse o meteorologista da APAC.

Previsão do tempo

A previsão, segundo o especialista, é que as chuvas permaneçam nesta segunda-feira (27) na parte da manhã e da noite no Litoral e Zona da Mata. No entanto, as precipitações devem acontecer com menos intensidade que as do final de semana.

No Agreste e Sertão são esperadas precipitações moderadas a fortes. A cidade de Petrolina, no Sertão, ganha destaque devido à presença de chuvas de trovoadas, ou sistemas conectivos. “Como lá é bem mais quente, esse tipo de nuvem acontece com mais frequência, o que favorece as chuvas de trovoadas. O evento apresenta pancadas de chuvas, raios e uma grande quantidade de ventos”, explica Thiago do Vale.

Tags

Autor