
Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal
Na madrugada desta quinta-feira (30), uma agência da Caixa Econômica Federal em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, foi invadida por um grupo criminoso ainda não identificado.
A ação aconteceu na Rua Melo Verçosa, no centro da cidade. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 2h40 um carro preto e sem placa chegou ao local. Em seguida, os suspeitos explodiram a fachada de vidro e dois caixas eletrônicos. Segundo a polícia, cerca de cinco equipamentos ficaram danificados.




Um morador que não quis se identificar contou à equipe da TV Jornal que ouviu um forte barulho de explosão durante a noite, mas que não escutou nenhum som de tiro.
O grupo fugiu após o disparo do alarme e os oficiais não conseguiram chegar a tempo para efetuar o flagrante. Até o fechamento desta reportagem, os policiais ainda não tinham informado se alguma quantia em dinheiro foi levada durante a fuga.
Pela manhã, notas manchadas com a tinta vermelha que é disparada pelas máquinas quando são explodidas ainda estavam espalhadas pela calçada. Viaturas da PM também seguiam no local realizando o patrulhamento.






Os militares aguardavam a chegada da Polícia Federal para prosseguir com as investigações dentro da agência. O perímetro também foi interditado devido à possibilidade de ainda haver explosivos no local.
Por meio de nota, a Polícia Federal informou que uma equipe de peritos foi acionada para ir até o local e realizar os levantamentos preliminares. "Após isso, será aberto um Inquérito Policial para investigar o fato e ouvir pessoas envolvidas que possam contribuir para elucidar o caso", explicou a nota da PF.
A CAIXA disse que as informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais. O banco enfatizou que "coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes".
"A agência Vitória de Santo Antão (PE) localizada à rua Melo Verçosa, nº 137 no centro da cidade, está fechada para perícia e posterior realização de reparos. Clientes que necessitem de atendimento presencial podem se dirigir à outra Agência da CAIXA na cidade que terá reforço no atendimento ou nas seis unidades lotéricas mais próximas", declarou a CAIXA em nota.
Outros casos
São frequentes os casos de explosões e assaltos a agências da Caixa em Pernambuco. O último registro feito pelo JC foi em 23 de dezembro, após três criminosos invadirem uma agência no município de Escada, Zona da Mata. Dois terminais eletrônicos foram danificados e uma quantia não especificada foi levada.
No Recife, duas agências foram furtadas na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro, e na Ilha do Leite, área central da cidade, em 20 de setembro. Dois meses antes, em 2 de julho, o alvo foi a Caixa do Pina, na Zona Sul do Recife, em dia de pagamento do auxílio emergencial.
A Caixa de Betânia, no Sertão de Pernambuco, foi alvo de explosões em 9 de maio, comprometendo toda a estrutura da unidade.
A reportagem do JC entrou em contato com a PF para obter um balanço geral dos assaltos a Caixa no ano, mas a corporação respondeu que só conseguiria repassá-lo após o recesso, em 2022.
Comentários