Natureza

Halo solar: entenda o fenômeno raro visto no céu do Recife nesta quinta-feira (13)

Halo solar começou a ser notado por volta das 11h30 desta quinta-feira em várias partes da capital pernambucana

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos, Marcelo Aprígio

Publicado em 13/01/2022 às 12:15 | Atualizado em 14/01/2022 às 6:24
Notícia
X

Os recifenses estão com os olhos voltados para o céu nesta quinta-feira (13). É que um arco colorido e brilhante está em torno do Sol, encantando e intrigando os moradores da cidade. Trata-se de um "Halo solar" - fenômeno raro que acontece quando um arco-íris circunda o "astro rei".

Veja fotos

 

 

O que é um halo solar?

"O que acontece é um efeito de refração da luz, que causa o efeito arco-íris. Foi descrito por Isaac Newton, quando a luz branca atravessa um prisma, ela se decompõe em 7 cores. Neste caso, as nuvens carregadas, mais altas, funcionam como o prisma", explicou o professor Antônio Carlos Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 2016, quando outro Halo foi visto em Pernambuco. 

Mais cedo, uma chuva fina se abateu contra a cidade do Recife. De acordo com especialistas, a formação do halo solar é formado por nuvens altas com cristais finos de gelo. Essas nuvens podem estar a cerca de 12 quilômetros de altura. 

"Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas) na troposfera superior, causados por nuvens do tipo Cirrostratus. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris", explicou a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) no Instagram. 

Moradores do Recife acompanham halo entusiasmados

A notícia se espalhou rápido, principalmente pelas redes sociais, e muita gente foi admirar o espetáculo da Natureza. "Muito lindo. Maravilhoso! Deus faz tudo perfeito. Há muito tempo, já tinha visto algo parecido, mas hoje está um espetáculo! Só Deus para fazer essas maravilhas e deixar a gente mais aliviado", disse Neide Maria da Conceição, que viu o fenômeno no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. 

Tags

Autor