PATROCINADA

Salesiano Recife adota ensino integral no Fundamental II para potencializar o aprendizado e levar o aluno pronto para o novo ensino médio

Aliado com cultura, esportes e formação humanizada, novo projeto enriquece a bagagem acadêmica e cultural dos alunos

JC360
JC360
Publicado em 17/01/2022 às 11:02
JAILTON JUNIOR/JC360
Ensino Integral e novo Ensino Médio. Salesiano potencializa o aprendizado e apresenta mudanças para o ano de 2022 - FOTO: JAILTON JUNIOR/JC360
Leitura:

O colégio Salesiano vem trazendo inovações importantes para o ano de 2022, entre elas: o ensino bilíngue, a formação socioemocional e o ensino integral no Fundamental II. Esse com foco na preparação dos alunos para o novo Ensino Médio, que fornece um modelo pautado no impulsionamento da aprendizagem e efetivação do projeto de vida.

Em parceria com a empresa Alicerce Educação, o ensino integral oferecerá no contraturno a aprendizagem de crianças e jovens através da base educacional e apoio socioemocional. O projeto trabalha em cima de três blocos: Descoberta, Conhecimento e Habilidades para a vida.

JAILTON JUNIOR/JC360
Luiz Ventura, diretor pedagógico do Salesiano, destaca mudanças estruturais para o novo Ensino Médio - JAILTON JUNIOR/JC360

 
Em “Descoberta”, o aluno trabalhará arte e cultura; astronomia e aeronáutica; ciências humanas; cidadania e direito; ciências naturais; empreendedorismo; esporte; sustentabilidade e tecnologia. No bloco de “Conhecimento”, terá impulsionamento de aprendizagem em leitura, escrita e matemática. E em “Habilidades para a vida”, o aluno trabalhará a mentalidade de crescimento, desenvolvimento de soft skills, conhecimento de si mesmo e habilidades sociais.

“Faremos essa atividade através da empresa Alicerce, que traz para o Brasil os conceitos mais inovadores e eficientes em educação do mundo. O objetivo da educação integral é oferecer aos educandos a ampliação das aulas formais para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de todos eles. Investir em projetos desta natureza é possibilitar aos pais um lugar seguro, de confiança e de desenvolvimento integral”, complementa Luiz Ventura, diretor pedagógico da instituição.

A cada bimestre, o estudante reflete sobre os seus objetivos pessoais e faz a avaliação adaptativa para definir sua zona de desenvolvimento. Para avaliar a progressão da aprendizagem, é feita uma análise personalizada do aluno que pode ser acompanhada através do aplicativo do programa, onde pode ser visto o mapa, programação de aulas e dashboards. 

Os pais que optarem por essa modalidade integral irão disponibilizar ao seu filho a oportunidade de realizar as tarefas cotidianas, trabalharem habilidades e competências a partir de projetos acadêmicos e ainda terão atividades esportivas, culturais e de formação humana.

JAILTON JUNIOR/JC360
Laboratórios e salas equipadas para possibilitar um aprendizado complementar fazem parte do Salesiano - JAILTON JUNIOR/JC360

Novo Ensino Médio 

O impulsionamento de aprendizagem adquirido no fundamental II será de grande importância na vida desses estudantes para que o aluno esteja mais preparado para o novo ensino médio, onde ele encontrará desafios mais complexos.

No Salesiano Recife, o novo ensino médio, além de ter uma carga horária maior do que o exigido pela BNCC (para que possa agregar projetos que irão contribuir para suas aprovações nos vestibulares), é recheado de projetos que cuidam do estudante no aspecto acadêmico e no âmbito socioemocional,

Isso porque, os locais de ensino - que cada vez mais os estudiosos da área da educação defendem - devem estar atentos às maneiras de contribuir para que seus alunos compreendam as complexidades do mundo, cada um do seu jeito. E é com esse contexto que a educação socioemocional faz a diferença.

Para o desenvolvimento das competências socioemocionais, o Salesiano está trazendo o projeto Educa 21, de Rossandro Klinjey. A partir deste ano, ele fará parte do planejamento educacional. No ano passado, a instituição realizou um projeto piloto para o desenvolvimento interno dos estudantes e professores. “Nós, professores do Salesiano, estamos participando da escola de formação da Educa 21, com Rossandro Klinjey, que vem acontecendo todos os meses, com lives, workshops, palestras, para que nós possamos cada vez mais crescer nesse conhecimento e poder ajudar os nossos alunos”, comenta André Ribeiro Bandeira, orientador do projeto no colégio.

Para o Ensino Médio, várias salas especiais novas estão sendo criadas, para que os estudantes possam participar de projetos desenvolvidos especialmente dentro da área de conhecimento escolhida por eles.

Serão salas essencialmente criadas para trabalhar com os alunos nas quatro áreas do conhecimento propostas pela Base Nacional Comum Curricular. “No caso do Salesiano, serão trabalhadas em Conhecimentos em Linguagens e suas tecnologias a Arte, a Literatura Regional e a EduComunicação; Em Conhecimentos em Matemática e suas tecnologias, terá Gestão Financeira e Investimentos e Tratamento da Informação com uso de planilhas; Em Conhecimentos em Ciências da Natureza e suas tecnologias serão abordadas as Práticas Laboratoriais e Desenvolvimento de Projetos em Preservação ambiental; Já em Conhecimentos em Ciências Humanas e Sociais aplicadas, a Cinematografia e Geopolítica Mundial”, finaliza Luiz Ventura, diretor pedagógico do Salesiano. 

Comentários

Últimas notícias