Patrocinada

Tecnologia e inteligência: confira os carros protagonistas da Stellantis

Grupo é um dos que mais investe em estrutura, segurança e modernidade

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 28/01/2022 às 10:03 | Atualizado em 31/01/2022 às 15:39
Patrocinada
X

Ousadia, tecnologia e compromisso com o meio ambiente. É seguindo essa tríade que a Stellantis tem se destacado no mercado automotivo do Brasil, chegando a liderar no ano de 2021. O grupo é um dos que mais investe em estrutura, segurança e modernidade e tem produzido veículos que se destacam da concorrência. A exemplo do Fiat Toro, do Jeep Compass, do Jeep Renegade e do Jeep Commander.
Confira, abaixo, o que tem tornado esses carros protagonistas das suas categorias e os detalhes que fazem a diferença na hora da compra.

Nova Fiat Toro


A nova Fiat Toro transformou o mercado brasileiro de picapes após apresentar o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – que une o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força e praticidade de uma picape. Ela é a segunda picape mais vendida do Brasil, atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos.

Divulgação
A picape estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil: o motor Turbo 270 - Divulgação

A Toro, que tem capacidade para até uma tonelada de carga total, passa, agora, por mais uma evolução importante desde o seu lançamento, em 2016. A Nova Fiat Toro traz um novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.

Já no quesito conectividade, a Toro passa a oferecer carregador de smartphone sem fio; o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência; aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis; equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança.

Divulgação
Nova Fiat Toro inaugura Connect Me, plataforma de conectividade mais moderna do Brasil - Divulgação

Mas uma das novidades mais notáveis da Nova Fiat Toro encontra-se debaixo do capô: a picape estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil: o motor Turbo 270, que oferece mais rapidez nas retomadas com a atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm, garantindo uma condução segura e, principalmente, prazerosa.

Divulgação
A Nova Fiat Toro tem capacidade para até uma tonelada de carga total - Divulgação

Jeep Compass renovado

Utilitário esportivo mais tecnológico fabricado no Brasil juntamente com seu irmão Jeep Commander e eleito por quatro vezes como o SUV médio com maior valor de revenda no território nacional, o Jeep Compass está todo repaginado e chegou com ainda mais performance, design, sofisticação e tecnologia no modelo 2022. Fabricado no Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Compass é exportado para 16 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


O carro conta com o novo motor T270 Turbo Flex, que tem o maior torque e maior potência entre os propulsores turbo flex produzidos no Brasil, além de baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes. O motor faz o propulsor ir de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos. O T270 é ainda mais confiável porque conta com corrente de distribuição silenciosa e “for life”, que não exige nenhum tipo de manutenção.

Divulgação
O Jeep Compass está todo repaginado e chegou com ainda mais performance, design, sofisticação e tecnologia no modelo 2022 - Divulgação

O Jeep Traction Control +, um sistema de controle de tração que aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso também é outra novidade no Novo Compass. E não para por aí. O carro conta com o Modo Sport, tornando a resposta do acelerador mais ágil e a direção mais firme.

Quem entrar no Novo Compass percebe ainda mais mudanças na parte interna, como quadro de instrumentos full digital e HD, volante, painel de porta, carregador de celular sem fio, centrais multimídia, console central e mais espaço para porta-objetos. O carro também recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que conta com funcionalidades exclusivas, como localizador de estacionamento e posto de combustível.

Divulgação
Quem entrar no Novo Compass percebe ainda mais mudanças na parte interna: como quadro de instrumentos full digital e HD, volante e painel de porta - Divulgação

Não há outro veículo fabricado no Brasil com tantos recursos disponíveis de direção autônoma como o Jeep Compass e o Jeep Commander. Entre eles, o alerta de colisão com frenagem automática (FCW) e o alerta de mudança de faixa (LDW). Na nova geração do SUV médio da Jeep, três novas funções foram incluídas na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk, deixando o modelo ainda mais tecnológico. São elas: frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas; detector de fadiga do motorista; e reconhecimento de placas nas vias.

Divulgação
O Jeep Compass é fabricado no Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e é exportado para 16 países - Divulgação

Renegade e Commander

Primeiro modelo da Jeep a ser produzido no Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, o Jeep Renegade acaba de alcançar a marca de 450 mil unidades produzidas. O modelo foi, também, o Jeep mais vendido de 2021 no Brasil. E para celebrar os 80 anos de história, o carro ganhou edição comemorativa. O modelo foi ainda o primeiro veículo conectado da Stellantis no Brasil, estreando a plataforma de conectividade Adventure Intelligence by Jeep Connect.

Divulgação
O Jeep Renegade foi o modelo da marca mais vendido de 2021 no Brasil - Divulgação

Já o Jeep Commander, que é o maior e mais sofisticado Jeep feito no Brasil,, produzido também no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, chegou para trazer um novo patamar premium para a marca no País e deixar a gama da Jeep ainda mais completa. O SUV conta com duas versões: Limited e Overland, ambas com sete lugares internos e até um amplo porta-malas, um dos maiores da categoria, trazendo conforto para toda a família.

Divulgação
O Jeep Commander chegou para trazer um novo patamar premium para a marca no País e deixar a gama da Jeep ainda mais completa - Divulgação

No quesito tecnologia, o Commander se destaca. O carro conta com central multimídia com tela touch Full HD, carregamento de smartphones sem fio e acesso ao porta-malas com abertura e fechamento elétricos. Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.

O carro vem totalmente equipado com tecnologias de direção autônoma, como alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.

Com a plataforma conectada Adventure Intelligence, traz a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV da Jeep. Além de todos os comandos já conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, o Jeep Commander tem acesso a todos os comandos da assistente, inclusive externos ao veículo. Por exemplo, é possível pedir ao Commander para abrir o portão da garagem, ver a condição do tempo, procurar um restaurante ou uma farmácia, ou até mesmo acrescentar um item a uma lista de compras.

Divulgação
Plataforma de serviços conectados da Jeep, Adventure Intelligence, traz a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV - Divulgação

Eleito o carro premium do ano

Com todos esses atributos, o Jeep Commander conquistou o mais antigo e tradicional prêmio da imprensa automotiva brasileira. O SUV foi reconhecido como o Carro Premium do Ano da Autoesporte, após disputar a categoria com outros três modelos. Os resultados da premiação foram divulgados em uma cerimônia em São Paulo. “Receber esse troféu é um grande orgulho para todo o time que ajudou no desenvolvimento e lançamento do modelo e entra como mais um momento de destaque da história para o ano em que a Jeep celebra seus 80 anos no mundo”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep® para a América Latina.

Tags

Autor