casa caiada

Vídeos mostram grupo "surfando" e depredando ônibus em Olinda

Coletivo da linha Rio Doce/PE-15 precisou ser retirado de circulação após ação do grupo

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 14/02/2022 às 11:59 | Atualizado em 14/02/2022 às 14:50
Notícia
X

Atualizada às 14h40

Um ônibus que fazia a linha 1986 - Rio Doce/PE-15 foi alvo de vandalismo nesse domingo (13) em Olinda, no Grande Recife. Imagens que circulam nas redes sociais mostram mais de dez jovens em cima do coletivo.

Pelos vídeos, é possível ver quando o grupo corre em direção ao ônibus, enquanto o veículo se aproxima de uma parada no bairro de Casa Caiada. As pessoas se penduram nas portas e janelas e em seguida sobem até o teto do coletivo.

Ao JC, o gerente da manutenção do Conorte, Esdras Assunção, revelou que esta não é a primeira vez que isto acontece, e que no caso desse domingo, o prejuízo financeiro para a empresa foi de R$ 1.940. Entre os danos ao veículo estava, por exemplo, a quebra dos alçapões.

"Isso gera um custo para a empresa e um custo à população, porque tivemos que recolher aquele ônibus e a linha ficou com um carro a menos. Dessa vez tínhamos material suficiente e mão de obra para fazer os reparos de ontem para hoje e liberar o veículo para operação", explicou.

Veja o vídeo:

A linha Rio Doce/PE-15 transporta uma média de 6.500 pessoas nos dias úteis e 2 mil aos domingos. A frota é composta por sete veículos nos dias de semana e aos domingos, por quatro. Desta forma, apenas três coletivos puderam rodar fazendo a linha nesse domingo (13), após o ocorrido.

Para Assunção, é importante que a Polícia Militar faça rondas periódicas na área para evitar este tipo de ação. "O motorista ficou com receio de andar com o carro, temendo pela integridade física do pessoal, porque [se acontecesse algo] a responsabilidade seria do motorista. Além do risco para eles, tem também o risco de acidentes a terceiros", complementou.

Através de nota oficial, o Conorte informou que tem o "compromisso em prestar um serviço com qualidade e segurança para a população" e que os operadores "são orientados a não trafegar com o veículo em situações como essa", mas, acuado diante das ameaças, o motorista "se viu obrigado a trafegar, e para evitar acidentes com passageiros ou até mesmo com uma das pessoas que estavam 'surfando', circulou devagar com veículo". A empresa disse ainda que lamenta o ocorrido e torce para que situações como essa não se repitam.

Veja a íntegra da nota:

"Sobre os vídeos em que aparecem pessoas em cima de um ônibus em Olinda, o Conorte informa que o motorista ficou acuado e não teve como impedir a ação dos jovens.

Reforçamos o nosso compromisso em prestar um serviço com qualidade e segurança para a população e, por isso, os operadores são orientados a não trafegar com o veículo em situações como essa dos vídeos. Mas diante das ameaças e sem ter como se defender, o motorista se viu obrigado a trafegar e para evitar acidentes com passageiros ou até mesmo com uma das pessoas que estavam “surfando” circulou devagar com veículo.

Ressaltamos ainda que cerca de 2000 passageiros foram prejudicados com o vandalismo causado pelos jovens durante um dia em que o ônibus ficou retido para ser consertado, além de ter gerado um custo para a empresa no valor de R$ 1.900,00. O Conorte lamenta o ocorrido e torce para que situações como essa não se repitam".

Resposta da PM

A Polícia Militar, através do 1º Batalhão da Polícia Militar, informou que a Central registrou diversas ocorrências de arrastão na orla de Olinda no último domingo (13), que também mencionavam vandalismo em ônibus. A corporação disse que equipes da unidade foram acionadas, mas quando as viaturas chegaram, os suspeitos já tinham se dispersado. Ninguém foi detido.

A PM disse ainda que o 1º BPM "mantém a segurança em Casa Caiada através de Guarnições Táticas, que executam rondas ostensivas e abordagens no local. Diuturnamente, o policiamento é intensificado através do Grupo Tático Anti-Homicida (GTAH) e Grupo de Apoio Tático Itinerante".

Na nota, a corporação afirma que o comandante da unidade já está ciente da demanda e, a partir do próximo final de semana, as rondas serão intensificadas no bairro aos sábados e domingos. A PM alerta "para a importância do registro de ocorrências através do 190, assim como do registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, para que desta forma sejam viabilizadas novas estratégias de segurança para o local".

O JC também tentou contato com a Polícia Civil para saber mais informações sobre a investigação do caso, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

Tags

Autor