IGREJA CATÓLICA

Arquidiocese de Olinda e Recife celebra, no Ginásio Pernambucano, início da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade 2022

O local escolhido por causa do tema deste ano da Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e Educação"

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 25/02/2022 às 18:42 | Atualizado em 04/03/2022 às 17:43
Notícia
X

No próximo dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, a Arquidiocese de Olinda e Recife celebra o início da Quaresma e a abertura da Campanha da Fraternidade 2022 com programação no Ginásio Pernambucano, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, área central do Recife. O local escolhido tem relação com o tema deste ano da campanha “Fraternidade e Educação” e lema (inspirado em Pr 31,26) “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

“Consideramos uma escolha muito feliz: uma instituição de ensino, pública, central, por onde passaram na juventude pessoas importantes na história de nosso estado; uma escola de referência que é cartão postal da cidade”, disse o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

A programação tem início às 13h e encerra com a celebração da Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma.

“É o início de um tempo de muita oração, penitência e caridade, com o propósito de conversão, de preparação para a Páscoa do Senhor”, explicou dom Fernando.

“As cinzas nos mostram nossa condição temporária aqui na Terra; as cinzas nos lembram que vamos todos morrer, que somos pó e que ao pó da terra voltaremos, por isso precisamos nos converter, fazer uma boa confissão com um sacerdote para que nossos pecados sejam perdoados e possamos, em Deus, conquistar a vida eterna no céu”, acrescentou.

A arquidiocese reforça que tomará cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus: a observância do protocolo sanitário, com uso de máscaras e álcool, distanciamento corporal e comprovação vacinal; e o controle da quantidade de participantes no local, que comporta apenas 400 pessoas.

“Por conta da pandemia, não poderemos lotar o local como gostaríamos”, disse o professor Luiz Moura, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Educação.

“Por isso, haverá inscrição para a participação presencial, através do link https://abre.ai/d1xk. Além disso, faremos transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife e pela Rádio Olinda FM 105,3. Dessa forma, a maioria dos fiéis arquidiocesanos poderá assistir tudo de suas casas”, explicou.

Quanto ao protocolo sanitário, agentes da Pastoral de Saúde da Arquidiocese disponibilizarão álcool para as pessoas na entrada e dentro do GP, no espaço onde acontecerá o evento. Por se tratar de uma escola pública vinculada à administração estadual, será exigido o comprovante vacinal dos participantes.

O prédio do GP na Rua da Aurora foi tombado pelo Iphan, em 1983, por sua importância cultural. Fundado em 1825, nele estudaram figuras como Augusto Lucena, Claudionor Germano, Joaquim Francisco, José Lins do Rêgo, Mário Melo, Waldemar de Oliveira, Epitácio Pessoa, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, entre outros.

.
. - .

Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Olinda e Recife

A ideia de relacionar o tema da Campanha da Fraternidade ao local do lançamento da Campanha (Fraternidade e Educação no GP, que é uma instituição de ensino) tem o propósito de levar o fiel à reflexão para a conversão.

Para o tema Biomas Brasileiros (2016), o evento se deu no Jardim Botânico; para a Superação da Violência (2018), aconteceu na Fazenda da Esperança de Jaboatão; para o compromisso de cuidar do outro (2020), no auditório do Hospital da Restauração. No ano passado, com o tema Fraternidade e Diálogo, a abertura aconteceu na sede do Regional Nordeste 2 da CNBB, dialogando com bispos e sacerdotes das quatro províncias que compõem o Regional: RN, PB, PE e SE.

Campanha da Fraternidade 2022 no Brasil

Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Fraternidade (CF) no Tempo Litúrgico da Quaresma, o período de preparação para a Páscoa. Um tema é destacado como sinal de que realmente necessitamos de conversão. A CF 2022 tem como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). Na apresentação do Texto-Base da CF 2022, a presidência da CNBB destacou que “a Quaresma é um tempo favorável para a conversão do coração” e que a CF, realizada pela Igreja no Brasil desde 1964, tem como propósito ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal rumo à solidariedade e a um problema concreto da sociedade brasileira.

Programação CF 2022 no Ginásio Pernambucano

13h – Acolhida
13h30 – Apresentações Culturais
14h15 – Painel Paulo Freire: Um Pacto pela Educação
(Prof. Luiz Oswaldo Sant’iago Moreira de Souza)
15h – Coletiva de Imprensa com dom Fernando Saburido
15h30 – Celebração Eucarística
(Missa de Cinzas / Início da Quaresma / Abertura da CF 2022)

Dia: 02/03/22
Local: Ginásio Pernambucano
Horário: a partir das 13 horas
Inscrição: https://abre.ai/d1xk
Transmissão: Rádio Olinda FM 105,3 e YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife


Tags

Autor