CATÓLICOS

Lançamento da Campanha da Fraternidade e Missa de Cinzas, nesta quarta, no Ginásio Pernambucano

Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido lançará a campanha deste ano. O tema é Fraternidade e Educação

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 01/03/2022 às 17:55 | Atualizado em 04/03/2022 às 17:40
Notícia
X

Uma das áreas mais afetadas no mundo pela pandemia de covid-19, a educação é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Católicos de todo o Brasil estão convidados a refletirem como a educação pode, baseada nos fundamentos cristãos, formar pessoas mais humanas e solidárias. Também analisarem que desafios, no contexto educacional, foram potencializados pela doença e quais os impactos das políticas públicas para o setor. Na capital pernambucana, o lançamento da campanha, nesta Quarta-feira de Cinzas (2), será feito pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Acontecerá presencialmente, a partir das 13h, no centenário prédio do Ginásio Pernambucano, escola da rede estadual que fica na Rua da Aurora, em Santo Amaro, área central da cidade. Haverá também transmissão pelo canal do YouTube da arquidiocese e pela Rádio Olinda (FM 105,3). O País tem cerca de 46,7 milhões de estudantes e 2,2 milhões de professores, somente na educação básica, segundo o Censo Escolar 2021, realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Junto ao tema "Fraternidade e Educação", há o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor", frase extraída de Provérbios, um dos livros da bíblia. Na programação de lançamento estão previstas apresentações culturais e um painel sobre o pernambucano Paulo Freire, feito pelo professor Luiz Oswaldo Souza. Referência mundial quando o tema é educação, Freire teria completado cem anos em setembro de 2021. Ele morreu em maio de 1997.

GESTO CONCRETO

"Ao tratar da educação, a grande meta da Campanha da Fraternidade deste ano é apresentar o próprio Jesus como educador. É mostrar a pedagogia de Jesus, baseada no amor. E fortalecer uma educação que não seja bancária, como dizia Paulo Freire, mas que promova nas pessoas a habilidade de pensar e questionar", diz o coordenador arquidiocesano de pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Josenildo Tavares Ferreira. Ele lembra que a Igreja Católica tem uma quantidade grande de escolas, faculdades e universidades.

Uma proposta de ação da campanha será, como gesto concreto, implantar nas paróquias a Pastoral da Educação, segundo padre Josenildo, para que os católicos possam ajudar alunos e professores, sobretudo das redes públicas. "Existe uma grande fragilidade no sistema educacional brasileiro. A pandemia escancarou ainda mais a desigualdade. A CNBB sempre escolhe um tema que seja um desafio social para o Brasil. E no caso da educação na pandemia, são muitos impactos no mundo todo", observa o sacerdote.

A Campanha da Fraternidade se inspira no Pacto Educativo Global, um chamado do papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. Foi lançado em outubro de 2020. Entre os objetivos da campanha, está o de "promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres".

CINZAS

Depois do lançamento da campanha, dom Fernando vai celebrar a Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma, período de quarenta dias em que os católicos se preparam para a Páscoa. "É o início de um tempo de muita oração, penitência e caridade, com o propósito de conversão, de preparação para a Páscoa do Senhor", destaca o arcebispo.

A celebração está prevista para começar às 15h30. Devido aos protocolos sanitários, para participar presencialmente será necessária inscrição prévia. Por se tratar de uma escola vinculada à administração estadual, será exigido o comprovante vacinal dos participantes.

"As cinzas nos mostram nossa condição temporária aqui na Terra; nos lembram que vamos todos morrer, que somos pó e que ao pó da terra voltaremos, por isso precisamos nos converter, fazer uma boa confissão com um sacerdote para que nossos pecados sejam perdoados e possamos, em Deus, conquistar a vida eterna no céu", explica dom Fernando.

GUERRA

O arcebispo pede que os católicos rezem pelos ucranianos, vítimas de uma guerra contra Rússia iniciada semana passada. "O nosso querido papa Francisco, sensível à situação por que passa a Ucrânia, convida toda a Igreja para se reunir em oração e jejum nessa intenção", afirma, em vídeo divulgado pela arquidiocese.

"Como arcebispo de Olinda e Recife, quero convocar toda a comunidade, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus a se unir nessa intenção. Acreditemos na força da oração e do jejum para que prevaleça a paz, o diálogo e o bom senso. E tudo possa voltar à tranquilidade", complementa o sacerdote.

PROGRAMAÇÃO

13h – Acolhida
13h30 - Apresentações Culturais
14h15 - Painel Paulo Freire: Um Pacto pela Educação
(Prof. Luiz Oswaldo Sant'iago Moreira de Souza)
15h - Coletiva de Imprensa com Dom Fernando Saburido
15h30 - Celebração Eucarística
(Missa de Cinzas / Início da Quaresma / Abertura da CF 2022)

Tags

Autor