acumulados

Apac indica possibilidade de pancadas de chuvas com "acumulados significativos" neste domingo em Pernambuco

Agência aponta para um estado de atenção, e informa que a população siga as orientações da Defesa Civil

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 20/03/2022 às 16:20 | Atualizado em 20/03/2022 às 16:23
Notícia
X

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, neste domingo (20), um aviso meteorológico que indica a possibilidade de pancadas de chuvas com "acumulados significativos" na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste.

De acordo com a agência, a intensificação do sistema deve ocorrer entre a noite do domingo e a madrugada da segunda-feira (21). Por causa disto, a Apac aponta para um estado de atenção, e informa que a população siga as orientações da Defesa Civil.

Início do outono

O outono começou oficialmente neste domingo (20), às 12h33 (horário de Brasília), no Hemisfério Sul. Trata-se de uma estação de transição entre verão e inverno, que vai até 21 de junho. No período, as chuvas costumam ser mais escassas, principalmente no interior do Brasil, em áreas como o semiárido nordestino. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o Inmet, as partes litorâneas do Nordeste e a Região Amazônica ainda registram um volume considerável de chuvas, especialmente se houver persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.

No Nordeste, o aumento da temperatura das águas próximas à costa nordestina poderá aumentar as chances de chuvas até o final do outono. No leste nordestino, a previsão é de aumento gradativo das chuvas entre as estações de outono e inverno, devido à evolução dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL). De acordo com o Inmet, as temperaturas permanecerão próximas e acima da média na região, exceto na parte norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, onde as temperaturas poderão ser mais amenas.

Tags

Autor