PROJETO

Praia de Piedade terá Espaço Tartaruga

O projeto foi apresentado, nesta quinta-feira (24), pelo prefeito Anderson Ferreira, no Complexo Administrativo, e será mais um atrativo turístico para a cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 24/03/2022 às 22:16
Notícia
X

O município do Jaboatão dos Guararapes é um dos principais destinos das tartarugas marinhas todos os anos, na época da desova, e, dentro de 90 dias, passará a contar com o Espaço Tartaruga. A estrutura será montada na praia de Piedade, numa parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e a empresa Orizon Valorização de Resíduos com apoio do Tamar/ICMBio. O projeto foi apresentado, nesta quinta-feira (24), pelo prefeito Anderson Ferreira, no Complexo Administrativo, e será mais um atrativo turístico para a cidade. Além disso, terá função educacional, com foco no meio ambiente e sustentabilidade. Outro diferencial é que o acesso será gratuito.

O Espaço Tartaruga terá 1.200 metros quadrados, num investimento de aproximadamente R$ 400 mil. A estrutura contará com soluções sustentáveis, como a instalação de containers pré-fabricados, teto verde com vegetação, captação de águas pluviais, uso de solo permeável, sala de audiovisual, bicicletário e piscinas para os cuidados dos animais que chegarem à praia com debilidades ou ferimentos. O local irá oferecer exposições, fotografias, palestras sobre a vida marinha e educação ambiental. O funcionamento será de terça-feira ao domingo, das 10h às 17h. A Prefeitura contratará todos os profissionais como biólogos, veterinários e instrutores técnicos e a Orizon Valorização de Resíduos cuidará da manutenção da estrutura.

"Jaboatão tem um dos maiores berçários de tartarugas marinhas no litoral de Pernambuco, por isso estamos muito felizes em poder proporcionar à população um local tão completo. O Espaço Tartaruga vai contemplar a educação, turismo, economia e lazer. Não vamos cobrar pela visitação, permitindo um grande acesso às informações de educação ambiental. Nossa meta é receber 10 mil de pessoas por mês", afirmou o prefeito Anderson Ferreira, no ato de lançamento.

Gerente operacional do Ecoparque Candeias, Fábio Zorzi representou a Orizon Valorização de Resíduos no lançamento do projeto. “Somos uma empresa que se preocupa em proteger o meio ambiente e a saúde da população e, como responsáveis pelo Ecoparque Candeias temos o cuidado de pensar em projetos que tragam benefícios para a região”, disse.

O comandante da Capitania dos Portos, Frederico Medeiros, participou do evento e ressaltou a importância de um empreendimento desse porte. “É um projeto importante que vai ao encontro da prevenção à poluição hídrica. Se trata de um pioneirismo e a Marinha será uma parceira, porque é mais uma oportunidade de ensinar a importância do mar. Jaboatão deu um grande passo com esse projeto”, destacou.

NINHO DE DESOVAS

A orla do Jaboatão chega a ter 35 ninhos de tartarugas marinhas na temporada de desova e mais de três mil filhotes nascem nas praias de Piedade e Candeias. Todo cuidado é tomado pela Prefeitura, através do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas) e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. Os ninhos são catalogados e protegidos e a soltura dos filhotes é feita sob orientação da equipe do Moamas. As espécies que desovam nas praias do município são a oliva, cascuda, verde e pente.

Tags

Autor