polícia civil

Funcionários de laboratório em Pernambuco são presos por falsificar resultados de exame de covid

Todos os resultados dados pela empresa eram negativos

Imagem do autor
Cadastrado por

Diogo Menezes

Publicado em 25/03/2022 às 7:04 | Atualizado em 25/03/2022 às 11:58
Notícia
X

Três funcionários de um laboratório de análises clínicas localizado em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, foram presos pela Polícia Civil de Pernambuco sob acusação de falsificar resultados de exames de covid-19.

Vale lembrar que, até o último dia 15, a apresentação de exames negativos de covid-19 era obrigatório para entrar em shows e eventos em Pernambuco.

Segundo as investigações, todos os resultados emitidos pelo laboratório apresentavam resultado negativo, como se tivessem realizando o procedimento de testagem no modo RT PCR. Uma coletiva de imprensa acontecerá às 9h desta sexta-feira para dar mais detalhes sobre o caso.

A investigação foi comandada pela delegada Thaís Galba, da Delegacia de Proteção ao Consumidor (Decon), em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária. Além de emitir os laudos negativos, o laboratório também estava sem alvará de funcionamento e em desrespeito ao padrões de biossegurança.

PROTOCOLOS

No último dia 15 de março, Pernambuco anunciou que vai continuar a exigir o uso de máscara em locais abertos e fechados. A informação foi dada pelo secretário Estadual de saúde, André Longo. Ele acrescentou ainda que as pessoas não serão mais obrigadas a apresentar teste negativo para entrar em eventos.

Os novos protocolos foram anunciados com base na queda do número de casos de covid-19 e na positividade dos testes desde janeiro. As novas flexibilizações no plano de convivência entram em vigor a partir desta quarta-feira (16), com validade até 31 de março. 

"Em janeiro, a cada 100 exames processados no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco), 52 eram positivos. Atualmente, entre 100 testes, 2,5 acabam positivando", afirmou.

"Já os dados da Central de Regulação apontam que há o menor pedido por leitos de UTI (terapia intensiva) neste ano. Foram 251 solicitações, uma queda de 19% em uma semana, e de 18% em 15 dias. Com isso, a taxa de ocupações em UTI está abaixo dos 50%", disse Longo.

Leia mais sobre saúde e prevenção à covid-19 na coluna Saúde e Bem Estar, da jornalista Cinthya Leite.

Tags

Autor