suspeita de intoxicação alimentar

Empresa que fornece merenda escolar se pronuncia após alunos passarem mal em escola do Cabo

Cerca de 60 estudantes se sentiram mal após refeição na quarta-feira (30). Ao menos 11 alunos precisaram ser levados para o hospital

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 31/03/2022 às 7:44 | Atualizado em 31/03/2022 às 9:53
Notícia
X

A empresa General Goods, fornecedora das refeições da merenda escolar da Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, emitiu uma nota nesta quinta-feira (31) após cerca de 60 alunos passarem mal ao comerem o almoço na instituição de ensino.

No texto, a empresa diz que "está trabalhando conjuntamente com as autoridades sanitárias no sentido de identificar as possíveis causas do incidente".

De acordo com a General Goods, ao serem informados da suspeita de intoxicação alimentar, técnicos da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Educação do Estado, além de profissionais do controle de qualidade da empresa, foram até a escola e "não identificaram qualquer irregularidade nas refeições servidas".

Ainda segundo a empresa, os procedimentos de segurança alimentar na unidade escolar estão sendo reforçados. A General Goods finaliza a nota informando que serve 100 mil refeições por dia em Pernambuco e no Rio de Janeiro para clientes públicos e privados.

 

REPRODUÇÃO
Sessenta alunos passaram mal após comerem merenda de escola técnica do Cabo de Santo Agostinho - REPRODUÇÃO

Alunos passaram mal após o almoço

Cerca de 60 estudantes passaram mal após comerem a merenda na Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda nessa quarta-feira (30). Os primeiros casos foram identificados por volta das 13h30. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer os adolescentes.

Além das unidades móveis do Cabo, outras ambulâncias de Ipojuca e Sirinhaém foram chamadas para a ocorrência. O Samu informou que 11 alunos, com idades entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos, foram levados para o Hospital Mendo Sampaio, no Cabo, com sintomas mais acentuados de infecção.

O neto da dona de casa Edileuza Maria foi um dos alunos que se sentiu mal. "Ele me ligou desesperado e perguntei o que foi que tinha acontecido. Foi quando ele disse que vomitou duas vezes e fui buscá-lo correndo. Quando cheguei (na escola) ele me mostrou o WhatsApp... Vi muita coisa, menina desmaiando, povo gritando, muita coisa", contou Edileuza.

ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM
Alunos com suspeita de intoxicação alimentar foram levados para o Hospital Mendo Sampaio, no Cabo de Santo Agostinho - ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM

O estudante Kauã Henrique, 18 anos, que cursa o 3º ano, relatou que os colegas já comentavam que a comida estava "estranha" mesmo antes da turma dele ser liberada para fazer a refeição. "A gente vinha recebendo informação dos outros alunos que o frango estava cheirando mal, mas não achamos que seria nada grave. A gente comeu e depois do almoço, ao chegar na sala, já começamos a passar mal. As primeiras turmas que almoçaram foram as mais afetadas, afirmou.

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) também se pronunciou após o ocorrido. Segundo a pasta, a gestão da escola providenciou os primeiros socorros aos jovens, acionou o Samu e entrou em contato com os pais e responsáveis.

A Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul encaminhou uma equipe de nutricionistas à instituição de ensino para fazer a anamnese com os estudantes e coletar as amostras da refeição para análise laboratorial, "onde todos os pontos precisam ser analisados com precisão antes de qualquer conclusão".

Ainda de acordo com a pasta, todas as merendas passam por "uma avaliação nutricional rigorosa" antes de ser servida aos estudantes e que todas as refeições são feitas diariamente. Periodicamente, os alunos se submetem à aplicação de um questionário de satisfação e de aceitabilidade. Segundo a secretaria, as aulas da unidade não foram suspensas e os estudantes que se sentiram mal só foram liberados após autorização médica e com a presença dos pais ou responsáveis.

Tags

Autor