RECONHECIMENTO

Série de reportagens da TV e Rádio Jornal sobre os impactos da pandemia na educação é finalista do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo

Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação foi promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 08/04/2022 às 17:05 | Atualizado em 13/04/2022 às 14:43
Notícia
X

Uma série de reportagens da TV Jornal e Rádio Jornal sobre o impacto da pandemia na educação é uma das finalistas do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A série "Educação Pós-pandemia, Desafios e Soluções", da repórter Cinthia Ferreira, foi ao ar em outubro do ano passado. Nesta sexta-feira (08) foram anunciados os três finalistas em seis categorias. Todos são vencedores, mas somente no próximo dia 18 serão divulgadas as colocações (1º, 2º e 3º lugar).

A produção das reportagens da TV e Rádio Jornal foi de Laís Renaux e Marcelo Soares e edição de texto de Elaine Santana, com imagens de Bruno Campos. Teve ainda a colaboração da repórter Margarida Azevedo, edição e finalização de Jéssica do Vale, com videografismo de Gildson Leandro. A coordenação de redação foi de Fabiani Assunção.

PARTICIPAÇÃO

Houve 204 trabalhos inscritos. A iniciativa buscou premiar produções jornalísticas com o tema “Educação pública na pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”.

A série da TV Jornal e Rádio Jornal mostrou o cenário desafiador que vem pela frente, com a aumento da evasão e das lacunas de aprendizagem. Também revelou o quanto os professores se reinventaram para lecionar remotamente. E as dificuldades de alunos, com o afastamento presencial da escola, para ter acesso a internet ou equipamentos.

Ainda apresentou exemplos de países como a Inglaterra e Portugal enfrentaram a pandemia nas escolas. 

RECONHECIMENTO

"Foi um verdadeiro trabalho coletivo, demos as mãos para trazer o melhor. Educação é um tema que precisa sempre estar nos nossos holofotes, porque quando há problemas nela, há inúmeras consequências em outros setores da sociedade", comenta Cinthia Ferreira.

“O reconhecimento de um trabalho é sempre motivo de comemoração. Com a série Educação Pós-pandemia: desafios e soluções, que também contou com um programa especial na TV e um podcast, pudemos refletir sobre questões como o aumento da desigualdade entre a educação pública e a privada, assim como quais são os caminhos possíveis para diminuir esta desigualdade", destaca a diretora de jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho.

"No ano seguinte ao centenário de Paulo Freire, muito nos orgulha contribuir com uma discussão tão relevante e fundamental para o País. O tema educação sempre esteve no nosso radar e nestes últimos dois anos, marcados pela pandemia, sabíamos que a discussão tinha que ir além", complementa Mônica.

COMISSÃO

A comissão julgadora do prêmio contou com professores de comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM, SP) e do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB, DF), referências na área, além de representantes da Unesco no Brasil. Entre outros, os critérios de julgamento considerados na avaliação técnica foram os seguintes: adequação ao tema, linguagem, estética, originalidade e utilidade social.

Veja os finalistas em cada categoria, por ordem de inscrição.


TELEJORNALISMO

Lucas Lavoyer, Distrito Federal / TV Globo

Cinthia Ferreira, Pernambuco / TV Jornal

Vera Souto, Distrito Federal / TV Globo

RADIOJORNALISMO

Ana Carolina Dutra Siqueira, Minas Gerais / Rádio América

Elaine Santana, Pernambuco / Rádio Jornal

Marcos Meller, Santa Catarina / Rede Peperi

IMPRESSO

Renata Cafardo, São Paulo / Estadão

Rone Fabio Carvalho Junior, São Paulo / Diário da Região

Italo Lucas Lima Cosme, Ceará / O Povo

MÍDIAS DIGITAIS

 

Letícia Dias Fagundes, Rio Grande do Sul / TV Mulheres Jornalistas

Fernanda Balsalobre, São Paulo / Jeduca

Renata Cafardo, São Paulo / Estadão

WEBJORNALISMO

Beatriz Jucá, São Paulo / El País

Ana Carolina Prado, São Paulo / UOL

Alan Rios, Distrito Federal / R7

FOTOJORNALISMO

Tiago Queiroz, São Paulo / Estadão

Lucas Landau, Rio de Janeiro / UOL

Luciano Muta de Queiróz, Mato Grosso do Sul / Diário Digital

 

Tags

Autor