ALERTA

Especialista diz que novo ataque de tubarão em Fernando de Noronha é preocupante

O engenheiro de pesca e professor da UFRPE Jonas Rodrigues disse que este é o décimo ataque que ocorre na ilha desde 2015

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 21/04/2022 às 19:28 | Atualizado em 21/04/2022 às 22:41
Notícia
X

O professor do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Jonas Rodrigues, disse que, apesar da pouca gravidade do ataque desta quinta-feira (21), é preocupante o que está acontecendo em Noronha. "Este é o décimo ataque de tubarão em Noronha desde 2015, é um sinal de que é preciso tentar entender porque está havendo essa interação maior entre o animal e os banhistas", alertou o professor.

No início da tarde desta quinta-feira (21) um turista de Rondônia foi mordido por um tubarão na praia da Cacimba do Padre. O homem de 34 anos estava praticando surfe de peito (conhecido por "jacaré") quando foi atingido com uma mordida no pé. Ele foi atendido no hospital São Lucas, teve o ferimento suturado e já recebeu alta.

CUIDADOS

Professor Jonas Rodrigues disse ainda que já há estudos sobre os tubarões de Noronha mas, novos pesquisas podem ser feitas. Especificamente em relação aos ataques, ele entende que deveriam ser tomadas medidas imediatas para tentar evitar novos incidentes.

"As praias da ilha poderiam ser sinalizadas de acordo com o risco maior ou menor de ataques de espécies nativas. Além disso, poderia haver um trabalho maior de educação ambiental com os visitantes que chegam à ilha, com a realização de palestras sobre a fauna local, explicando os hábitos dos principais animais e os riscos e cuidados que o visitante deve observar ao entrar no mar", afirmou o professor.

Tags

Autor