Foi reinstalada nessa quarta-feira (13) a estátua do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes em frente ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre, próximo à Praça Ministro Salgado Filho, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.
A obra em bronze do artista plástico Abelardo da Hora passou por atos de vandalismo no último ano, tendo parte do braço e mão direitos depredados, assim como a mão esquerda e o chapéu de palha. Então, foi retirada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para passar por reparos.
Por nota, a Emlurb salientou como o vandalismo causa prejuízo para a administração municipal, e que, só para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram este tipo de ação, a Prefeitura do Recife chega a gastar mais de R$ 2 milhões por ano.
"Para se ter ideia da gravidade do comportamento destrutivo e irresponsável para toda a sociedade, esse montante seria o suficiente para construir Upinhas. Ou ainda construir uma escola padrão, bem como duas creches. O valor seria ainda suficiente para a implantação de mais de 1.500 novos pontos de iluminação em LED, ou ser utilizado na requalificação de diversas com inclusão de corrimão."
Por isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do patrimônio público. Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156.
Sobre a estátua de Miguel Arraes
A estátua que homenageia Miguel Arraes foi inaugurada em 2008 pelo então prefeito do Recife e atual deputado estadual, João Paulo (PCdoB), então PT, em solenidade com a participação do governador do Estado, que na ocasião era Eduardo Campos (PSB).
A estátua foi instalada no local onde antes ficava o Monumento ao Frevo, transferido para a rua da Aurora.