Luto

Morre o maestro Lima Neto, fundador da orquestra de metais e da escolinha de música do Galo da Madrugada no Recife

Velório será nesta segunda-feira (9), a partir das 7h e o sepultamento às 16h, no cemitério Parque das Flores, no Recife. Maestro estava internado há 7 meses por conta de uma infecção que se irradiou por vários órgãos

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 08/05/2022 às 18:01 | Atualizado em 08/05/2022 às 18:52
Notícia
X

A comunidade carnavalesca de Pernambuco ficou mais triste neste domingo (8). Morreu às 7h15, aos 67 anos, o maestro Lima Neto, fundador da Orquestra de Metais e da Escolinha de Música do Galo da Madrugada. O músico estava internado há 7 meses em decorrência de uma infecção, que irradiou para vários órgãos. Lima Neto estava em coma e a situação se agravou na sexta-feira (6) e ele precisou ir para a UTI. De acordo com a família, o velório será na segunda (9), a partir das 7h, e o sepultamento às 16h, no Cemitério Parque das Flores, no Recife. Ele deixa esposa, dois filhos e quatro netos.  

O maestro Manoel da Costa Lima Neto dedicou sua vida à música. Aos 24 anos, trocou a cidade natal de Batalha, no Piauí, por Recife para tentar carreira no Exército. Apesar da busca pelas Forças Armadas, a sementinha da música já vinha com ele. Quando era criança, costumava a acompanhar o avô em festas na região, tocando percussão. Acabou se tornado saxofonista e quando ingressou no Exército já era músico. 

Divulgação
Maestro Lima Neto foi fundador da Orquestra de Metais e da Escolinha de Música do Galo da Madrugada - Divulgação

Na capital pernambucana conheceu o maior bloco de rua do mundo e se encantou. Foram 20 anos tocando da orquestra do Galo da Madrugada. A paixão pela música, pelo Carnaval e pelo bloco fizeram com que ele deixasse um legado para as próximas gerações. Criou o projeto de uma escolinha de música no Galo da Madrugada. Em reconhecimento à iniciativa que mudou a vida de muitos jovens e crianças, a diretoria do bloco homenageou o maestro e batizou o espaço de Escola de Música Maestro Lima Neto. Na época, em 2018, ele ficou emocionado com a homenagem e hoje a este ano a escola completa 12 anos.

ANIMAÇÃO Dudu do Acordeon e Maestro Lima Neto no palco
ANIMAÇÃO Dudu do Acordeon e Maestro Lima Neto no palco - ANIMAÇÃO Dudu do Acordeon e Maestro Lima Neto no palco

Diabético, Lima Neto foi aos poucos deixando de participar presencialmente do dia a dia da escola, mas nunca abandonou nem o projeto nem o amor pela música. Neste domingo ele partiu, mas deixou uma trajetória inspiradora e a certeza de que a música vai continuar a tocar pelas mãos de seus filhos e alunos. Vai em paz mestre Lima Neto. Aqui ficam os nosso aplausos.

 

 

Tags

Autor