PATROCINADO

Pesquisa e Inovação fortalecem o ensino de excelência oferecido pela Unicap

Coordenação das áreas tem mais de 500 alunos contribuindo cientificamente para sociedade

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 10/05/2022 às 0:00 | Atualizado em 10/05/2022 às 14:42
Patrocinada
X

A pesquisa científica faz parte da base educacional brasileira, somando esforços nos pilares “Ensino”, “Pesquisa” e “Extensão”. Na Universidade Católica de Pernambuco, mais do que oferecer aos estudantes o contato com as três áreas, a instituição está atenta à contribuição científica para a sociedade. Com números crescentes nos últimos anos, hoje, a Unicap está no seu 24º ano de iniciação científica com mais de 500 alunos integrando diversos projetos em diferentes áreas.

“Temos PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) hoje em todas as seis escolas da Universidade. Desde o primeiro período o aluno pode participar da iniciação científica e o programa acontece durante um ano - de agosto do ano vigente até julho do ano seguinte. Esse ano, para o 25º edital que irá começar em julho, a gente teve um recorde de inscrições com 192 professores com projetos que podem concorrer e selecionar os alunos”, detalha Marina Barros, professora de fisioterapia e da coordenação de pesquisa da Unicap.

Para quem já pensa em fazer uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, um mestrado ou doutorado, o PIBIC pode contribuir no lattes desse possível futuro pesquisador. Além disso, o programa é um forte aliado em processos seletivos, pois auxilia na pontuação em etapas de análise curricular.

Chegando aos 25 anos de Pesquisa Científica, o compromisso da Universidade com a Pesquisa está presente nos seus mais de 70 anos de história, como explica o coordenador de Pesquisa e Inovação da Unicap, Dario Brito. “Quando pensamos na tradição da pesquisa dentro da Universidade, podemos destacar, por exemplo, o primeiro Instituto de Pesquisa em Comunicação que foi criado na Universidade, na década de 60, pelo professor Luiz Beltrão”, destaca.

Divulgação
Mais de 500 alunos contribuem cientificamente na Universidade por meio das pesquisas e inovações - Divulgação

Além disso, a Unicap tem três comitês formados por professores que assessoram o trabalho realizado pela coordenação. “Um é o Comitê Científico de Pesquisa (CCP) e o outro é o Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa (CCIP). Ambos são formados por professores de diversas áreas para discutir os caminhos da pesquisa dentro da Universidade e seus formatos, resultados e atuação. Há um terceiro comitê, de Ética e Pesquisa, que funciona independente, e é também formado por professores para observar a regulamentação dessas pesquisas que acontecem em todas as 6 escolas”, explica Dario Brito.

A coordenação é um grande gerenciador de informações que fazem parte da Universidade, tanto dos projetos que estão sendo propostos ou serão executados, como também dos processos de Pesquisa que acontecem. Para somar à coordenação, o núcleo de Inovação passou a integrar em julho de 2021, com a assessoria do professor Anthony Lins.

Leia também: 

>Coordenação de Pesquisa e Inovação tem atuação presente na Unicap

“A assessoria compõe a coordenação geral de Pesquisa e Inovação, dentro da pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. A gente propôs essa assessoria a partir de um trabalho voltado à política de inovação aqui na Universidade com o objetivo maior de institucionalizar a ideia. Isso não quer dizer que a Universidade não fez inovação ao longo do anos, muito pelo contrário, a gente já tinha várias iniciativas relacionadas com a Inovação. Mas a criação de uma assessoria institucionaliza um projeto que está alinhado com a cultura do empreendedorismo, criação de novos negócios, startups, gestão de incubadoras e um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)”, explica o professor Anthony Lins.

Além disso, a assessoria de Inovação, dentro da coordenação de Pesquisa pode contribuir no ensino de forma geral para os estudantes. “Entre os pontos positivos da coordenação de Inovação, posso destacar a possibilidade de podermos atuar transversalmente nesse pilar de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Inovação chega para contribuir, para que a gente possa efetivamente reforçar a qualidade que a Unicap já tem, como também criar novas possibilidades; colaborar com novas formas de capacitação; artefatos; possibilidades de novas linhas de pesquisa; atuação e criação de produtos aqui para a Universidade. Eu vejo isso com muita prosperidade, é um ganho para toda comunidade acadêmica”, reforça o professor.

Tags

Autor