MARCHA DA MACONHA

Veja onde e que horas será a Marcha da Maconha neste sábado, 21/5

Tradicional ponto de manifestações políticas do Recife, a Praça do Derby receberá a concentração a partir das 14h

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 21/05/2022 às 9:43 | Atualizado em 21/05/2022 às 9:44
Notícia
X

Após dois anos sem atividades, a Marcha da Maconha do Recife retorna às ruas da Capital Pernambucana neste sábado (21). O movimento surgiu na Cidade em 2008 e tem como lema para este ano "Aperte o Verde Contra o Fascismo: A nossa luta é pelo bem viver". 

Tradicional ponto de manifestações políticas do Recife, a Praça do Derby receberá a concentração a partir das 14h. Um dos pontos que a marcha traz para as ruas é o encarceramento a partir da proibição da maconha.

"A Marcha da Maconha luta contra o genocídio e o encarcaramento de pessoas pretas e indígenas. A guerra às drogas nunca foi de fato uma guerra às drogas e sim uma guerra contra pessoas, determinadas pessoas. A maconha, por exemplo, foi proibida no Brasil por ser uma planta comumente usada por povos negros como forma de alívio da rotina cansativa e de povos indígenas muitas vezes utilizada como rituais", diz o trecho do manifesto publicado nas redes sociais.

"A guerra às drogas nunca foi de fato uma guerra às drogas e sim uma guerra contra pessoas, determinadas pessoas. A maconha, por exemplo, foi proibida no Brasil por ser uma planta comumente usada por povos negros como forma de alívio da rotina cansativa e de povos indígenas muitas vezes utilizada como rituais", apontam os movimentos que compõem a marcha.

Como um dos pilares, a Marcha da Maconha também luta pelo fim do "sistema jurídico-penal racista". "Lutamos por políticas de desencarceramente e reparação às famílias violentadas pelo Estado Brasileiro. Por políticas de reparação aos territórios que, década após década, continuam sendo ambientes onde se convive com a guerra, o luto, o medo e também com uma luta incansável. Pelo fim de um sistema jurídico-penal racista e convenientimente punitivista."

ATRAÇÕES

O percurso, que sai do Derby, acabará no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José. No local, haverá as atrações Calu, Bione, DJ Boneka, DJ Ciço, Mestre Almir e Som Na Rural.

Tags

Autor