CONCILIAÇÃO

Semana Nacional de Conciliação Trabalhista; saiba como buscar a mediação do seu processo

O mutirão nacional acontece de 23 a 27 de maio e visa dar agilidade a uma parte dos processos que estão nas varas trabalhistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 21/05/2022 às 16:41 | Atualizado em 21/05/2022 às 16:43
Notícia
X

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) volta a realizar a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, após não ter promovido o evento nos dois últimos anos devido à pandemia. O mutirão nacional acontece de 23 a 27 de maio. A iniciativa visa dar agilidade a uma parte dos processos que estão nas varas trabalhistas, desafogando um pouco a Justiça do Trabalho.

Em Pernambuco, os interessados em buscar a conciliação precisa incluir o seu processo em pauta. Para isso, é necessário buscar a vara onde o processo tramita no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) ou entrar em contato com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) através do site do órgão ou do telefone (81) 3225-3200 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h).

divulgação / TRT6
Semana Nacional de Conciliação Trabalhista acontece de 23 a 27 de maio - divulgação / TRT6

"A Semana de Conciliação Trabalhista é um evento nacional realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho envolvendo todos os Tribunais do Trabalho e seus órgãos criados para fomentar a conciliação. Nela, propõe-se que as demandas judiciais sejam resolvidas pelo acordo, decisão que emana das partes e não seja imposta pelo juiz. A conciliação/mediação é mais rápida, resolve o conflito e permite que a vida flua. Além disso, ninguém melhor do que os próprios envolvidos para decidir como, quando e quanto pagar, ajustando entre si uma solução que seja adequada para ambos", explicou Dra. Regina Maura Maciel Lemos, juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Caruaru e coordenadora do Cejuscs do município.

Ainda de acordo com a juíza coordenadora do Cejuscs, o processo pode ser incluído para buscar a conciliação em qualquer fase do processo. "Basta o autor ou o réu da ação pedir a inclusão do processo na pauta de audiências para a tentativa de conciliação, que é realizada nas varas do Trabalho ou nos Cejuscs de cada cidade", disse Dra. Regina Maura. Em Pernambuco, são oito Cejuscs: Recife, 2º grau, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Igarassu, Goiana, Caruaru e Petrolina.

divulgação / TRT6
Semana Nacional de Conciliação Trabalhista acontece de 23 a 27 de maio - divulgação / TRT6

É possível entrar em contato por meio dos canais de atendimento: e-mail, Balcão Virtual, Petição Conjunta, formulário virtual, telefone ou mesmo por atendimento presencial.

Tags

Autor