JC RECALL DE MARCAS

Prêmio JC Recall de Marcas chega a sua 24ª edição nesta quinta-feira (26)

As marcas mais lembradas pelos pernambucanos figuram o ranking de reconhecimento realizado pelo Jornal do Commercio

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/05/2022 às 9:49
Notícia
X

Pensar numa marca automaticamente quando se fala alguma categoria. É assim que as marcas mais lembradas pelos pernambucanos estrelam o ranking da 24ª edição do JC Recall de Marcas. A premiação, que acontece amanhã, quinta-feira (26), em um evento para convidados, no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, reunirá as empresas vencedoras e suas agências de comunicação.

O JC Recall de Marcas reconhece os investimentos das empresas na construção e valorização de suas marcas, além do esforço para se manter na memória afetiva da população. Além disso, são premiadas também as marcas mais lembradas em três categorias especiais: o Top Recall, que aponta a marca mais lembrada entre todas, independente do segmento de atuação; a Marca mais admirada, nova categoria que destaca a marca mais admirada pelos pernambucanos; Recall Impacto Verde, para a marca que ficou na memória dos entrevistados devido à sua relação com a sustentabilidade; e Recall Cidadania, que aponta a empresa que mais engajou pautas sociais.

“Esse prêmio traz um reconhecimento para as empresas de todo o trabalho que é feito por diferentes canais. Comunicação, comercial, marketing, logística… todos fazem parte desse resultado. Essa é a 24ª edição do prêmio que anualmente traz novidades, acrescenta categorias e serve como um balizador das ações que os clientes fizeram ao longo do ano. É muito importante ressaltarmos essas marcas premiadas, pois mais do que uma resposta do próprio público pernambucano, é a certeza de que a marca se mantém em evidência”, destaca o diretor executivo do Sistema Jornal de Commercio de Comunicação, Vladimir Melo.

Além do troféu, as marcas vencedoras recebem também um certificado de comprovação da sua colocação no ranking do JC Recall de Marcas 2022.

Jailton Junior/JC360
os troféus irão consagrar as marcas mais lembradas em diversas categorias - Jailton Junior/JC360

A pesquisa

Para chegar ao resultado, a pesquisa encomendada pelo Jornal do Commercio foi realizada pela empresa Cenário Inteligência. Um questionário é aplicado a moradores de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes com perguntas como: “Quando falamos em cerveja, refrigerante, colégio, supermercado… qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. Os nomes que são respondidos pelos pernambucanos, de forma espontânea, definem os vencedores do ano.

Uma mesma empresa ou produto pode ter sua marca conhecida por formas ou nomenclaturas diferentes e na pesquisa ela é registrada na forma separada para permitir a quantificação da força da marca na forma exata de como é citada. Também pode aparecer marcas de um segmento diferente do qual atua ou até marcas que já não existem. Todas essas respostas são quantificadas para chegar ao resultado do ranking.

“O que apresentamos nesta edição é importantíssimo. Passamos por isolamento, queda de consumo e crise econômica que exigiu que as marcas se adaptassem e criassem novas estratégias. A pesquisa é uma fonte de informação para sinalizar se a minha marca está bem posicionada no mercado. E se não estiver, eu posso replanejar minhas estratégias”, detalha Adriano Oliveira, fundador da Cenário Inteligência e professor da Universidade Federal de Pernambuco, cabeça à frente da pesquisa.

Tags

Autor