Patrocinada

Comunicação unificada: quais os benefícios para uma empresa?

Ao reduzir barreiras e promover integração, as comunicações unificadas fazem com que o fluxo de trabalho e de informações ocorram de forma mais rápida e fácil

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 27/05/2022 às 9:22
Patrocinada
X

Videoconferências, mensagens de texto, telefone... são muitas as maneiras que as empresas têm para desenvolver a sua comunicação interna ou externa. Atualmente, diante da crescente competitividade do mercado, o investimento em comunicação unificada passou a ser um imperativo estratégico para as empresas, independente do seu porte ou da sua área. Cada vez mais, é preciso investir em ferramentas e dispositivos tecnológicos de qualidade, que possibilitem a execução de processos realmente eficientes.


A comunicação unificada é uma nova arquitetura tecnológica e passou a ser usada para definir o uso de uma única plataforma que reúne e gerencia todos os dispositivos tecnológicos de uma empresa, permitindo o seu acesso de forma presencial ou remota.


De acordo com Brito Jr, diretor superintendente da Norteldata Telecomunicações, que desenvolve serviços e soluções para empresas através da Tecnologia da Informação e Comunicação, a Com. Unificada torna o processo mais rico, ágil, adequado e eficaz. “Nós participamos de todo o processo, desde a concepção da solução, com o apoio necessário à escolha da solução que mais se adequa à estratégia das empresas, até o fornecimento, instalação e suporte operacional”, diz o diretor.


A comunicação unificada coloca em sintonia ferramentas, síncronas e assíncronas, que podem ser utilizadas em diferentes dispositivos, com mobilidade e enriquecimento da comunicação. “Através de uma única plataforma, é possível gerenciar chamadas de voz, mensagens, compartilhamento de arquivos (vídeos, imagens, documentos e textos), videoconferências, estado de presença e mídias sociais (Instagram, Telegram, WhatsApp, chat, etc)”, explica Brito Jr.

Divulgação
Brito Jr, diretor superintendente da Norteldata Telecomunicações, explica a importância da comunicação unificada - Divulgação


Em exemplos simples, se uma pessoa entra em contato por meio do chat e no outro dia volta a se comunicar, mas agora pelo telefone, haverá registros do atendimento anterior e a conversa voltará do ponto onde parou. A tecnologia auxilia disponibilizando diversas possibilidades de interação que podem ser utilizadas conforme a necessidade e condições do usuário, automatizando processos, facilitando as interações e permitindo a gestão corporativa.


Benefícios


Uma série de benefícios são proporcionados para as empresas que colocam em prática a comunicação unificada. “Aumento de engajamento da equipe, fidelização do cliente, aumento de produtividade, redução de custos, adequação à LGPD e gestão corporativa são alguns dos enormes benefícios de usar a comunicação unificada. As ferramentas são simples e intuitivas. Dispensam maiores treinamentos e permitem que o usuário potencialize a sua comunicação”, continua Brito Jr, diretor superintendente da Norteldata.


Os sistemas de comunicação unificada são muito seguros e garantem que todas as informações ficarão guardadas, sem que ocorram problemas com vazamentos. A empresa que precisa ter seus objetivos definidos, como aumentar a satisfação do cliente, melhorar a performance da equipe ou da experiência do cliente final, no final das contas, a comunicação unificada pode ser a melhor escolha. “A solução permite que o processo de comunicação seja potencializado e facilitado. Mas, para isso, faz-se necessário definir como será a jornada do cliente em um atendimento, por exemplo. O que deve, e o que não deve, ser automatizado, o fluxo dos dados sensíveis, etc. Afinal, já diria Sêneca: “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir", finaliza o diretor.


As empresas que fazem uso de uma comunicação unificada tendem a gerar mais negócios. Isso acontece porque as decisões são tomadas mais rapidamente e embasadas em informações estratégicas. Assim, não ocorrerão problemas na companhia pelo fato de uma proposta ficar muito tempo parada, por exemplo.

Tags

Autor