RELIGIÃO

Frei Damião, mais próximo de se tornar santo

Vaticano está estudando milagres atribuídos a frei Damião. Processo de beatificação começou em 2003. Frade já foi declarado venerável pelo papa Francisco

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 29/05/2022 às 7:20
Notícia
X

Milagres atribuídos a frei Damião estão sendo estudados pelo Vaticano para que ele possa ser declarado santo. Não há previsão de quando isso possa ocorrer. Mas segundo o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o processo que pede a beatificação do frade capuchinho está adiantado.

Dom Fernando esteve este mês na Itália, com o papa Francisco, juntamente com outros bispos do Nordeste para a Visita ad limina. A cada cinco anos, bispos se encontram com o pontífice para visitar os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

"Aproveitei para ir até a Congregação das Causas dos Santos. Falamos do processo de frei Damião e de dom Helder. Milagres atribuídos a frei Damião estão sendo estudados pela Santa Sé. O processo está bem adiantado", afirmou o arcebispo.

VENERÁVEL

Seis anos após a morte de frei Damião, em 2003, a Arquidiocese de Olinda e Recife deu início ao processo de canonização. Segundo o vice-postulador da causa de frei Damião, frei Jociel Gomes, a Igreja orienta que se alguém morreu com fama de santidade, como foi o caso do frade italiano, pode-se abrir um processo cinco anos após a sua morte.

Acervo JC Imagem
Frei Damião com Marco Maciel e Roberto Magalhães - Acervo JC Imagem
Acervo JC Imagem
Frei Damião juntava muitos fiéis por onde passava - Acervo JC Imagem
Renata Victor/Acervo JC Imagem
Frei Damião ficou com a saúde debilitada nos últimos anos de vida, passando por várias internações hospitalares - Renata Victor/Acervo JC Imagem
Leo Caldas/ Acervo JC Imagem
Frade italiano viveu 66 anos no Brasil - Leo Caldas/ Acervo JC Imagem

"No sexto ano, tendo a autorização do Vaticano, nós iniciamos o processo na fase diocesana. Foram nove anos adquirindo documentos, escutando testemunhas, pessoas que conheceram e conviveram com frei Damião. Em 2012 concluímos a fase diocesana. Em junho daquele ano entregamos toda documentação na Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano", explica frei Jociel.

"Passaram-se os anos, essa documentação sendo estudada, analisada, avaliada pelas comissões vaticanas. Até que em 2019 o papa Francisco declarou frei Damião venerável. Ele recebeu esse título porque o papa reconheceu em nome de toda a Igreja que ele viveu em grau heroico as virtudes cristãs", esclarece o frade.

"No momento falta somente um milagre que teria ocorrido por intercessão de frei Damião, um fato extraordinário, algo que a medicina ou ciência não explique para que ele seja declarado beato. Depois que for declarado beato será necessário um segundo milagre para que seja declarado santo", afirma frei Jociel.

REFERENCIAIS

Frei Jociel acredita na beatificação de frei Damião. "Ele foi um homem de Deus, dos maiores missionários do Brasil, que durante 66 anos dedicou-se à evangelização no Nordeste, indo ao encontro das periferias geográficas e existenciais num tempo em que a Igreja não conseguia chegar. Em tantos recantos, lá estava frei Damião", ressalta o sacerdote.

"Ele tinha o dom da escuta porque parava horas a fio ouvindo as pessoas não só em confissões de pecado mas também a partilha das dores e das alegrias do nosso povo. Tanto que o povo ainda o chama de padrinho porque realmente encontrava nele alguém em quem se apoiar, que podiam confiar, ouviam palavras de conforto, de consolo, alguém que dava conselhos e os orientava nas coisas da vida".

Para o vice-postulador da causa de frei Damião, o "Santo do Nordeste" é exemplo de dedicação ao outro e a Deus. "Frei Damião nos deixou um grande exemplo de vida segundo o Evangelho de Jesus Cristo. Ele se torna pra nós um grande referencial de alguém que lutou por um ideal de vida até o fim. Precisamos hoje de referenciais e frei Damião é para nós um grande referencial de homem, de santo, de cristão", observa.

MUSEU

No quarto onde frei Damião viveu seus últimos anos, no Convento São Félix Cantalice, que fica no Pina, Zona Sul do Recife, existe um pequeno museu que conta um pouco da história do sacerdote.

DAY SANTOS/JC IMAGEM
Capela onde esta o túmulo de Frei Damião. - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Entrada do quarto Museu de Frei Damião. - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Frei Janailson Gomes - Guardião do Convento de São Félix - Quarto Museu de Frei Damião. - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Quarto Museu de Frei Damião. - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Quarto Museu de Frei Damião. - DAY SANTOS/JC IMAGEM

Fotos dele ainda criança e jovem, na Itália; das inúmeras missões que realizou e de eventos importantes estão expostos juntamente com objetos pessoais e litúrgicos. Há também a cama que o frade usou no Hospital Português, onde foi internado por 26 dias, em maio de 1997, antes de morrer.

O local é aberto à visitação todos os dias, exceto às segundas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Não é preciso agendar a visita nem pagar ingresso.

Tags

Autor