CHUVAS

Saiba em qual lugar do Recife choveu 428 mm nas últimas 96 horas

Das 19h da sexta-feira até às 10h deste sábado, a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações para colocação de lona plástica

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 28/05/2022 às 13:31 | Atualizado em 28/05/2022 às 13:45
Notícia
X

O Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife, teria sido a área com o maior acúmulo de chuvas, 428 mm, nas últimas 96h, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramentos e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), informados pela Prefeitura do Recife.

Na manhã deste sábado (28), o prefeito da capital João Campos, explicou que o Executivo ativou o plano de contingência municipal para mitigar os efeitos das chuvas na cidade. “Nós temos, em algumas localidades da cidade, um acúmulo de 428mm nas últimas 96h. Nós ativamos o Plano de Contingência. São mais de três mil profissionais da Prefeitura atuando de maneira permanente”, declarou.

“Nós estamos abrindo as escolas nos locais mais críticos para reforçar o abrigamento dessas famílias. É fundamental que o nosso foco esteja prioritariamente em salvar vidas. A gente pede a sua ajuda e a sua colaboração”, afirmou o prefeito João Campos.

De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil do Recife, entre as 23h da sexta-feira (27) e às 11h do sábado (28), foram registradas chuvas que chegaram a 236,01 mm em alguns pontos do Recife, o equivalente a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm.

Das 19h da sexta-feira até às 10h deste sábado, a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações para colocação de lona plástica.

Até o momento foram confirmados cinco mortes  - duas crianças de 3 e 5 anos, dois homens de 18 e 47 anos e uma mulher de 32 anos -, devido a deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo, Lagoa Encantada e Sítio dos Pintos. As equipes devem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400

O Samu Metropolitano do Recife recebeu 57 chamados nas últimas horas, sendo 26 para atendimentos na capital pernambucana, 22 para Jaboatão dos Guararapes e 9 em Camaragibe

Entre 18h da sexta-feira e 6h deste sábado, a CTTU informou que não houve sinistros de trânsito com vítimas. No período, foram registradas seis ocorrências com semáforos, que estão sendo atendidas pelas equipes técnicas.

 

Confira as escolas e creches que foram disponibilizadas para abrigar as famílias vítimas das fortes chuvas. 

Escolas Municipais

- E.M Célia Arraes - Várzea
- E.M Diná de Oliveira - Iputinga
- Creche da Torre - Torre
- E.M Casarão do Barbalho - Detran
- Creche Rosa Selvagem- UR-7 Várzea
- EM São Cristóvão, Guabiraba
- EM Mathias Delgado, Jardim São Paulo
- EM Água Fria
- EM Campina do Barreto
- EM Marluce Santiago, Passarinho
- EM Alto da Bela Vista - Alto da Bela Vista
- Creche Miguel Arraes, Roda de Fogo - Roda de Fogo

- Creche Santa Luzia, Torre
- EM Paulo VI, Linha do Tiro
- EM Maria Sampaio, UR01, COHAB/Ibura
- EM Poeta Paulo Bandeira, UR 02, COHAB/Ibura
- EM Bola na Rede
- EM Poeta Joaquim Cardozo, Córrego da Areia
- EM André de Mello, Estância
- EM Dom Bosco, Jardim São Paulo


Escolas Estaduais:


- EREM Silva Jardim, Monteiro
- EREM Jarbas Pernambucano, Cajueiro
- Escola Estadual Novaes Filho, Vila Arraes, Várzea
- Escola Estadual Monsenhor Álvaro Negromonte, Totó
- EREM Lagoa Encantada, COHAB/Ibura

 

Tags

Autor