PATROCINADA

Fraude e furto de energia: saiba como identificar e combater

Nem sempre os desvios de energia são perceptíveis, por isso a Neoenergia conta com uma área especializada na detecção. Em caso de suspeita, a população pode colaborar por meio de denúncias anônimas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 03/06/2022 às 8:13 | Atualizado em 09/06/2022 às 18:33
Patrocinada
X

Um problema que nem sempre é visto a olho nu, mas que traz um prejuízo enorme para toda população. A fraude e o furto de energia, que muitas vezes são feitos com materiais de baixa qualidade e de maneira improvisada, sobrecarregam o sistema de fornecimento e impactam diretamente no valor final da conta de luz de toda a população. Quem se propõe a fazer essas ligações, além de cometer um crime previsto no código penal, também coloca a própria vida em perigo e fica vulnerável a acidentes de extremo risco.

“É um prejuízo para toda a sociedade. Quem não tem a ligação clandestina, também sofre. Por que há um impacto direto na qualidade do fornecimento. No momento que a gente faz o dimensionamento de uma área para uma capacidade instalada de carga e existe uma ligação clandestina, aumenta essa capacidade e um bairro inteiro sofre.”, explica Gustavo Santos, gerente de operações da Neoenergia Pernambuco.

Nos três primeiros meses deste ano, foram recuperados mais de 62 milhões de KW (quilowatts). De acordo com Gustavo Santos, esse volume é suficiente para abastecer durante um mês inteiro a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, que tem, aproximadamente 350 mil habitantes. Para combater essas ligações clandestinas, a Neoenergia tem uma área de inteligência, que avalia periodicamente o consumo dos clientes e notifica irregularidades encontradas.

Tião Siqueira/JC IMAGEM
Gustavo Santos, gerente de operações da Neoenergia, chama atenção sobre os perigos das ligações irregulares na rede elétrica - Tião Siqueira/JC IMAGEM

“No momento que é constatado o furto ou a fraude, administrativamente é aberto um processo para identificar o período e o volume de energia desviada, para, daí, cobrar essa energia que não foi medida. Além disso, são submetidas outras sanções, como por exemplo a do Artigo 155, do Código Penal, já que o furto de energia também é um crime - são previstos de 1 a 8 anos de reclusão", detalha o gerente de operações da Neoenergia Pernambuco.

Furto e Fraude

De acordo com Santos, o furto de energia é caracterizado como aquele que, na maioria das vezes, é feito diretamente nas redes de distribuição Nessa prática, são utilizados fios coloridos e fios de telecomunicação, equipamentos que não são apropriados, para fazer a ligação clandestina. Normalmente os furtos de energia são mais fáceis de identificar.

Já a fraude configura um desvio mais qualificado e está ligado à alteração dos aparelhos de medição de energia. A manipulação dos equipamentos para registrar um gasto de energia inferior ao que realmente foi utilizado é mais difícil de ser identificado a olho nu.

Denúncia

Para denunciar uma ligação irregular, basta entrar em contato com a Neoenergia por meio do site www.neoenergiapernambuco.com.br, mandar mensagem pelo canal de WhatsApp de número 3217-6990 ou a partir do 116, teleatendimento da empresa.

“Toda a população pode contribuir com a Neoenergia Pernambuco na identificação dessas irregularidades. As denúncias são anônimas. É importante que tenha um detalhamento do local, da rua ou um ponto de referência para que nossas equipes sejam deslocadas e a gente consiga identificar essa irregularidade”, finaliza Gustavo Santos.

Tags

Autor