CHUVAS

Instituto prevê chuva capaz de provocar tragédia no próximo dia 9, mas volta atrás e refaz gráfico. Veja

Gráficos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), tem assustado pernambucanos no WhatsApp

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 04/06/2022 às 12:38 | Atualizado em 06/06/2022 às 10:42
Notícia
X

Após as fortes chuvas que atingiram Pernambuco na última semana, habitantes do Estado vêm procurando informações sobre tempo e clima. No WhastApp, gráficos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que integra o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), têm assustado pessoas pela previsão semelhantes às feitas para as chuvas do último sábado (28).

São dois gráficos de "meteograma" que estão circulando em correntes de WhatsApp. O primeiro mostra uma previsão do Centro de Previsão de Tempo do Inpe realizada em 24 de maio. No gráfico, é possível ver que o centro conseguiu prever o maior volume de chuvas do último dia 28 de maio, mostrando índices que apontam uma máxima de 5mm/h. Veja:

REPRODUÇÃO
PREVISÃO DO TEMPO Gráfico de previsão feita em 24 de maio previsão mostra maior chuva em 28 de maio - REPRODUÇÃO

O segundo gráfico é de uma previsão de 3 de junho que mostra que as chuvas do dia 9 de junho (próxima quinta-feira) se aproximariam dos números do dia 28 de maio, com precipitação de quase 5mm/h. Essa previsão foi vista pela reportagem do JC na última sexta-feira (3). Veja

REPRODUÇÃO
PREVISÃO DO TEMPO Gráfico de previsão feita em 3 de junho previsão mostra maior chuva em 9 de junho - REPRODUÇÃO

Contudo, neste sábado (4), ao acessar o site do Cptec e buscar por "Recife" é possível ver que a previsão mudou. Agora, a previsão para o dia 9 de junho não chega nem a 1mm/h. Por ou seja, não há motivos para pânico. Veja:

REPRODUÇÃO
PREVISÃO DO TEMPO Gráfico de previsão feita em 4 de junho previsão mostra chuvas normais em 9 de junho - REPRODUÇÃO

A reportagem tentou contato com o Cptec, mas não conseguiu retorno até a publicação dessa matéria.

Continuaremos acompanhando o meteograma do Cptec, que é o centro mais avançado de previsão numérica de tempo e clima da América Latina, fornecendo previsões de tempo de curto e médio prazos e climáticas de alta precisão, desde o início de 1995.

Previsão do tempo do final de semana

Neste sábado (4), a previsão da Agência Pernambucana de Águas de Clima (Apac) é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada, com intensidade fraca a moderada na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata.

Embora a previsão seja de fraca a moderada, a maré pode contribuir com os transtornos durante o dia. À noite, mais precisamente às 18h24, haverá uma nova maré alta e o volume deve alcançar 1,9 metros.

No domingo (5), existe a possibilidade de pancadas de chuva na madrugada e primeiras horas da manhã, porém com intensidade fraca a moderada.

 

"Essas chuvas são comuns para essa época do ano. Então deve persistir esse tipo de precipitação, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã, até meados de agosto", explicou o meteorologista da Apac Thiago do Vale.

Tags

Autor