Chuva forte e ondas grandes: saiba o que esses fenômenos juntos podem ocasionar em Pernambuco
Marinha alerta para possibilidade ondas grandes, com altura de até 2,5 metros no litoral do Estado e também em outras localidades do Nordeste
O período de chuvas em Pernambuco está só começando. Após temporais que causaram a morte de 128 pessoas, 61.596 desalojadas e 9.631 desabrigadas, os institutos de meteorologia estão reforçando os cuidados e alertas para os próximos dias, que prometem ser de muita água no Estado.
Porém, desta vez, aliado ao grande volume chuva que é esperado, a Marinha emitiu aviso de "alta pressão" que poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste. Ou seja, Pernambuco pode sofrer um fenômeno de ondas grandes.
Segundo a Marinha, são aguardadas ondas com altura de até 2,5 metros no litoral do Estado e também em outras localidades do Nordeste.
A tábua de maré para esta terça-feira (7) tem pico às 9h30. Com isso, em caso de grande volume de chuvas no horário, a probabilidade de alagamentos é maior.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a previsão é de continuidade das chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e outras áreas de Pernambuco pelo menos até a próxima quinta-feira (9).
Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também renovou, na tarde desta segunda-feira (6), um alerta de chuva para o Grande Recife, Zona Mata Sul e Agreste do Estado. O aviso é válido até esta terça-feira (7).