contrabando

Polícia Federal e Marinha apreendem 40 toneladas de cigarros contrabandeados em alto-mar

No total, foram apreendidas 2.700 caixas de cigarros; 12 pessoas foram presas

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 08/06/2022 às 14:52
Notícia
X

Quarenta toneladas de cigarros contrabandeados foram apreendidos em uma ação dos Núcleos de Polícia Marítima de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além de militares da Marinha do Brasil, em dois navios de médio porte. De acordo com a Polícia Federal, foram apreendidas 2.700 caixas de cigarros.

Segundo a Polícia Federal, doze pessoas foram presas em flagrante e conduzidas no Navio Araguari para o porto de Cabedelo, na Paraíba, com os navios e carga apreendidos. Esta foi a primeira vez que policiais federais e militares do grupo de vistoria do Araguari realizaram a abordagem, quase que simultânea, de "dois alvos de interesse" em alto-mar.

De acordo com a PF, a abordagem às embarcações foi dificultada pelo tamanho das ondas, em decorrência das fortes chuvas e ventos que atingiram a região nas últimas semanas.

Os suspeitos serão autuados pelo crime de contrabando (importar ou exportar mercadoria proibida), que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos.

A PF informou que a parceria com a Marinha do Brasil foi de fundamental importância para o êxito da operação, "tendo em vista os níveis de complexidade e risco que essa ação exigiu".

Divulgação/Polícia Federal
Polícia Federal da Paraíba e de Pernambuco e Marinha apreendem 40 toneladas de cigarros contrabandeados - Divulgação/Polícia Federal

A operação teve o apoio das Superintendências Regionais da Polícia Federal na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e do 3ª Distrito Naval da Marinha do Brasil, com sede em Natal.

A PF informou que esta é a terceira ação conjunta no ano de 2022 entre a Polícia Federal e a Marinha do Brasil em que foi possível a apreensão de cigarros contrabandeados transportados pelo modal marítimo, totalizando mais de 150 toneladas de cigarros apreendidos em águas territoriais brasileiras.

Tags

Autor