"Dá cadeia": Neoenergia colhe resultados da campanha contra o roubo de energia; veja como ajudar
Neste trabalho constante de combate ao furto de energia, a participação da população é indispensável. É por meio das denúncias que o resultado é mais efetivo
Desviar energia da rede de distribuição, ou fraudar o aparelho de medição, é um crime tão grave quanto roubar uma bicicleta, um carro ou um celular. E dá cadeia! É com essa informação, e reflexão, que a Neoenergia Pernambuco tem orientado os consumidores do problema que é fazer o popular ‘macaco’. A campanha, que começou em Maio deste ano, está sendo veiculada em diversos canais de comunicação e já começou a colher os resultados.
“O furto de energia ele não é de menor potencial… e é isso que a gente quer trazer para a população. Iniciamos a campanha de conscientização e desde então já tivemos 1.300 acionamentos, que variam desde sinalização de furto à regularização das unidades consumidoras, que também é de extrema importância”, comentou Mariana Batista, supervisora de recuperação de proteção à receita da Neoenergia Pernambuco.
Em pouco mais de um mês, foi possível recuperar 10.000 quilowatts/hora e a expectativa é chegar em 100.000 até o final do ano. Para isso, a Neoenergia Pernambuco tem utilizado a tecnologia para mapear o consumo e uma área de detecção inteira para identificar comportamentos irregulares. Neste trabalho constante, a participação da população é indispensável. É por meio das denúncias que o combate ao furto e à fraude de energia é mais efetivo.
“A gente teve uma curva de crescimento relacionado às denúncias e às solicitações de regularização, mas é importante que os consumidores permaneçam fazendo esses acionamentos, pois a gente tem os reajustes tarifários, que são determinados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e parte dessa perda ela volta para a tarifa. Então, todos nós, como consumidores, fazendo o furto ou não, acabamos pagando por quem está cometendo essas irregularidades”, pontuou Mariana Batista.
Além de impactar no valor final da conta de luz, o roubo de energia e as ligações clandestinas sobrecarregam a rede, o que pode ocasionar a queima de transformadores, oscilação no sinal de energia e até quedas constantes e curtos-circuitos. Os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, que estejam conectados à rede, podem sofrer algum tipo de dano e até queimar.
COMO IDENTIFICAR
O furto de energia, na maioria das vezes, é feito diretamente nas redes de distribuição e são mais fáceis de identificar. Para realizar a ligação clandestina, são utilizados fios coloridos e fios de telecomunicação, equipamentos que não são apropriados. Esses materiais são frágeis e comumente provocam rompimento de cabos, queda de energia, incêndios e, principalmente, choques elétricos.
A fraude de energia é um desvio mais qualificado e está ligado à alteração dos aparelhos de medição de energia. A manipulação dos equipamentos para registrar um gasto inferior ao que realmente foi utilizado nem sempre é visível a olho nu. Essa alteração é combatida com uso de tecnologia e denúncias.
CANAIS
Quem flagrar qualquer atividade suspeita pode denunciar de forma anônima. O relato pode ser feito pelo site da Neoenergia, pelo WhatsApp, no número (81) 3217-6990, e no canal de Teleatendimento, discando 116. Durante o contato, é importante repassar o máximo de detalhes possíveis, como nome da rua, ponto de referência e característica do imóvel. Assim, uma equipe é acionada e consegue interromper o desvio mais rapidamente.