RELIGIÃO

Dom Fernando Saburido renuncia ao cargo de Arcebispo de Olinda e Recife. Entenda o motivo

Saburido irá enviar uma carta ao Papa Francisco

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 10/06/2022 às 8:54 | Atualizado em 10/06/2022 às 10:20
Notícia
X

Após quase 13 anos à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife, o Arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido anunciou a renúncia ao cargo nesta sexta-feira (10). A data marca também seus 75 anos de idade.

O líder religioso comunicou, em vídeo, que a decisão parte do direito canônico, que indica que "o bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade é solicitado a apresentar a renúncia do ofício" ao Vaticano.

Dom Fernando Saburido também fez uma leitura de uma carta que será enviada ao Papa Francisco nesta sexta-feira. "Eu vim aqui para cumprir aquilo que o direito canônico determina. Para isso então, preparei uma carta, que devo encaminhar hoje para o Santo Padre", disse o Arcebispo

Dom Fernando Saburido

Filho de Pedro Antônio Saburido e Severina Lira Saburido, o Dom Fernando Saburido nasceu no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, a 32 km do Recife, em 10 de junho de 1947. Segundo a sua biografia, ele cursou o Ensino Fundamental e Médio em Vitória de Santo Antão e no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no bairro da Várzea, Recife. A conclusão foi no Colégio Estadual Oliveira Lima, no Recife.

Já em 1975, ele ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda, o qual foi pelo recebido pelo abade Dom Basílio Penido. Lá, Dom Fernando Saburido teve sua formação monástica e cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica do mesmo mosteiro.

Antes de assumir a Arquidiocese de Olinda e Recife, foi administrador e pároco das Paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda; Vigário-geral e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Também fez parte do Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores e Conselho Econômico da Arquidiocese.

Ele é o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e trigésimo segundo Bispo a ocupar o sólio olindense.

Dom Antônio foi eleito Bispo no dia 31 de maio de 2000, além de Sagrado Bispo no dia 20 de agosto do mesmo ano. Cinco anos depois, foi nomeado Bispo de Sobral, Ceará, no dia 18 de maio. Estava como Arcebispo de Olinda e Recife desde o dia 16 de agosto de 2009.

TRAJETÓRIA

Já como Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando foi eleito para a função de presidente do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no dia 8 de maio de 2014. O cargo foi em sucessão a Genival Saraiva, bispo de Palmares, que teve sua renúncia acolhida por ter atingido a idade máxima para a função.

Tags

Autor