CORPUS CHRIST

Vai ter feriado de corpus christi em Pernambuco? O que é o feriado de corpus christi? É verdade que substitui pelo São João?

Importante para o calendário católico, o dia não é considerado feriado nacional, mas em algumas cidades brasileiras isso ocorre

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 13/06/2022 às 13:58 | Atualizado em 14/06/2022 às 9:12
Notícia
X

Nesta quinta-feira (16), há a celebração de corpus christi. Comemoração litúrgica das igrejas Católica Ortodoxa e Católica Apostólica Romana, a data acontece 60 dias depois da Páscoa. Importante para o calendário católico, o dia não é considerado feriado nacional, ficando a critério de estados e municípios aderirem ao feriado ou ponto facultativo.

O que é o corpus christi?

Há uma tradição nas cidades brasileiras, principalmente nos lugares históricos. Há uma procissão e as ruas são ornamentadas com tapetes com formas de figuras religiosas. A tradição começou em Portugal, mas desembarcou no País a partir dos colonizadores.

Corpus christi é substituído pelo São João?

Assim como em alguns estados do Nordeste, Pernambuco possui o feriado de São João. Neste ano, Corpus christi será facultativo nesta quinta-feira (16), ao invés do ponto facultativo que o Estado transferia para o dia 23 nos anos anteriores.

Neste ano, a data será celebrada pela primeira vez em três anos. Por dois anos, as festas tradicionais de Caruaru, por exemplo, foram interrompidas por causa da pandemia de covid-19.

Pontos facultativos e feriados nacionais

Pontos facultativos:

28 de fevereiro – Carnaval;

1° de março – Carnaval;

2 de março – Quarta-feira de cinzas;

16 de junho – Corpus Christi

Feriados nacionais:

1º de janeiro – Confraternização Universal;

15 de abril – Paixão de Cristo;

21 de abril – Tiradentes;

1º de maio – Dia Mundial do Trabalho;

7 de setembro – Independência do Brasil;

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida;

2 de novembro – Finados;

15 de novembro – Proclamação da República;

25 de dezembro – Natal.

Tags

Autor