POLÍCIA

Vítimas de maus-tratos, cães são filmados cometendo canibalismo na Zona Oeste do Recife

O vídeo dos animais comendo uns aos outros, gravado por vizinhos, levou ao registro de denúncia de maus-tratos contra a tutora

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 14/06/2022 às 15:17 | Atualizado em 15/06/2022 às 12:14
Notícia
X

Com informações do repórter Michael Carvalho, da TV e Rádio Jornal

Cães foram flagrados cometendo canibalismo - ou seja, alimentando-se uns dos outros - em uma casa no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, nessa segunda-feira (13). O vídeo, gravado por vizinhos, levou ao registro de denúncia de maus-tratos contra a tutora dos animais, uma idosa de 64 anos.

Os moradores das redondezas disseram à reportagem da TV Jornal que esta não foi a primeira vez que o caso aconteceu - que, na verdade, os cães vivem em extremo estresse há anos, sem passear ou se alimentar bem.

“O vídeo foi feito pela minha vizinha, que pela primeira vez conseguiu pegar na hora que estava acontecendo, porque já aconteceu outras vezes. Esses animais não têm o que comer ou beber, passam o dia trancados. Passam o dia todo a sós. Quando ela chega, é à noite”, contou Camila Soares.

Mesmo assim, os vizinhos afirmam que a própria idosa também precisa de cuidados porque vive sozinha e em uma situação de vulnerabilidade social com seus cerca de 15 cães.

“Ela é uma pessoa sozinha e que precisa de acompanhamento psiquiátrico. Vemos que ela não faz isso por maldade, mas que ela não tem condições financeiras nem psicológicas de arcar com tantos cachorros. Mesmo assim, quando morre um, ela traz outro”, afirmou Camila.

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) esteve no local nesta terça-feira (13) e levou a idosa até a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. 

Por nota, a PCPE afirmou ter registrado a ocorrência de Crueldade Contra Animais contra a idosa, que "vive em uma residência no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, com 15 cachorros em ambiente insalubre e muito sujo". Ainda de acordo com a corporação, um inquérito policial foi instaurado e demais providências tomadas, bem como mandado de busca e apreensão dos animais.

O ativista Douglas Brito, um dos que foram até a casa da mulher, onde as imagens foram feitas, pede também que, além do cuidado com os animais, seja dada assistência à idosa.

“A gente viu a necessidade dela, que vive dormindo em cima de uma pedra. Não tem como ter um bem estar de vida assim, e os animais não merecem viver numa situação como essa. Acredito, inclusive, que esse canibalismo que está acontecendo com os animais é por estresse, porque ela não sai com eles, e eles vivem dentro da residência o tempo todo”, opinou.

Ele pede, ainda, que a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (Seda) resolva “de maneira emergente” a situação dos cachorros

Resposta da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife 

Na manhã desta terça-feira (14), uma equipe da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais da Prefeitura do Recife, incluindo uma médica veterinária e dois fiscais, esteve no bairro de Jardim São Paulo para verificar uma denúncia de maus-tratos, com o registro de óbito de um cachorro. No local, os profissionais encontraram 15 cachorros vivos, sendo 9 machos e 6 fêmeas, nenhum deles castrado. A SEDA identificou que o ambiente é insalubre e está articulando ações multidisciplinares para lidar com o caso, incluindo apoio da Secretaria de Saúde e Assistência Social. A SEDA vai ainda providenciar a castração de todos os animais, além dos exames de imagem, hematológicos e vacinas, serviços oferecidos no Hospital Veterinário do Recife (HVR). A tutora se trata de uma idosa de 72 anos, que não se opôs aos cuidados oferecidos aos animais.

Tags

Autor