veja como solicitar

FGTS calamidade Pernambuco: saque de até R$ 6.220 é liberado para moradores cidade do Grande Recife

Saque calamidade do FGTS está sendo liberados para moradores de áreas afetadas pelas chuvas em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 16/06/2022 às 12:17
Notícia
X

O município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi o primeiro a ser habilitado para que os trabalhadores possam fazer o saque do FGTS calamidade em Pernambuco.

A liberação do saque calamidade do FGTS, de até R$ 6.220, é decorrente das fortes chuvas que caíram na região no fim de maio.

Os trabalhadores das áreas afetadas pelas chuvas em Jaboatão dos Guararapes, de acordo com os endereços informados pela Defesa Civil Municipal à Caixa, podem solicitar o saque calamidade a partir desta quinta-feira (16) até o dia 28 de agosto.

A solicitação deve ser feita através do aplicativo do FGTS. Para fazer o saque do FGTS calamidade, além de ter sido afetado pelas chuvas, é preciso possuir saldo positivo na conta do fundo de garantia e não ter feito saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.

Como solicitar saque do FGTS calamidade Pernambuco?

A solicitação do saque calamidade do FGTS deve ser feita pelo aplicativo do FGTS, na opção "Meus Saques", pelo celular. Não há necessidade de ir a uma agência da Caixa.

Na hora da solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem custo. A poupança digital Caixa Tem também pode ser utilizada para o repasse dos recursos.

O prazo para o retorno da análise e do crédito em conta, caso o saque seja aprovado, é de cinco dias úteis.

No total, os moradores de 14 municípios de Pernambuco terão direito ao saque do FGTS calamidade.

Jaboatão dos Guararapes foi o primeiro a ser habilitado. Os demais ainda estão em processo de envio de documentos para liberação, são eles: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba.

Veja o passo a passo:

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentos necessários:

  • Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com o banco pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

Tags

Autor