CRIME

Veja quando vai falar o policial vítima de racismo no Recife, que deu voz de prisão a agressora

O caso de racismo foi registrado em vídeo e teria ocorrido pelo fato da agressora ter tentado vacinar uma adolescente fora dos critérios de vacinação contra a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 28/06/2022 às 20:15
Notícia
X

O enfermeiro, que também é policial, e deu voz de prisão a uma mulher de 49 anos, que o ofendeu e praticou atos discriminatórios após tentar vacinar uma adolescente (fora dos critérios de elegibilidade) com a quarta dose (segunda dose de reforço) da covid-19, no Recife, deverá falar sobre o caso nesta quarta-feira (29). 

A informação é de que a Polícia Militar de Pernambuco articula uma coletiva com o policial para explicar o caso, que aconteceu no último domingo (26), num shopping da Zona Sul do Recife. 

Entenda o caso de racismo em posto de vacinação no Recife

O caso de racismo foi registrado em vídeo por pessoas que estavam no local e, segundo a Prefeitura do Recife, teria ocorrido pelo fato da agressora ter tentado vacinar com a quarta dose da vacina (segunda dose de reforço) contra a covid-19 uma adolescente que estava em sua companhia.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que o enfermeiro vai em direção à agressora e tenta detê-la após as agressões verbais. Um homem tenta evitar que o enfermeiro detenha a mulher, mas não obtém sucesso.

Em relato ao portal G1, o enfermeiro afirmou que a mulher tentou vacinar uma adolescente com a quarta dose da vacina contra a covid-19 (segunda dose de reforço). Além de ter sido ofendido com palavras de baixo calão, o enfermeiro também foi chamado de "negro safado". O profissional deve participar de entrevista coletiva na manhã desta quarta (29) para detalhar o caso.

Em nota, a Polícia Civil informou que prendeu em flagrante delito, por meio da Delegacia de Boa Viagem, a mulher.

"A autora foi autuada por Injúria Qualificada Racial e Desacato após desferir palavras de cunho discriminatório contra a vítima e desacatar o policiamento local em um estabelecimento comercial no bairro de Boa Viagem, durante campanha no local para aplicação de vacina".

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a autora foi levada à delegacia para esclarecimentos e realização dos procedimentos cabíveis.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife esclareceu que repudia todo e qualquer ato de discriminação e que prestou toda assistência ao enfermeiro agredido verbalmente por uma usuária no último domingo (26) durante a vacinação no Shopping Recife, em Boa Viagem.

"A Sesau reforça, ainda, que a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra covid-19 foi negada para uma adolescente - que estava acompanhada de sua responsável legal, pessoa que seria a autora da agressão - porque, como já foi amplamente divulgado, essa dose adicional só está liberada para as pessoas a partir de 40 anos, imunossuprimidas, trabalhadores da saúde e aquelas com IMC menor ou igual a 40", esclarece a prefeitura.

Em nota, o Shopping Recife, onde está localizado o posto de vacinação, diz que, em relação ao fato ocorrido no último domingo (26), a equipe de segurança do mall, ao tomar ciência da situação registrada no Posto de Vacinação da Prefeitura do Recife, agiu de imediato acionando os órgãos competentes.

"O centro de compras esclarece ainda que não compactua com nenhuma atitude desse tipo e que toda a sua equipe passa por treinamentos constantes para proporcionar o bem-estar e a segurança de todos os seus clientes", informou.

Leia a nota:

Com relação ao fato ocorrido no último domingo (26), o Shopping Recife informa que a equipe de segurança do mall, ao tomar ciência da situação registrada no Posto de Vacinação da Prefeitura do Recife, agiu de imediato acionando os órgãos competentes. O centro de compras esclarece ainda que não compactua com nenhuma atitude desse tipo e que toda a sua equipe passa por treinamentos constantes para proporcionar o bem-estar e a segurança de todos os seus clientes.

 

Tags

Autor