MATERNIDADE

'Toda mãe é guerreira', diz professor da UFPE, irmão de Dira Paes, que segurou bebê de aluna durante aula

Em entrevista à TV Jornal, ele explicou que notou o cansaço da estudante, que segurava a criança com o braço esquerdo enquanto escrevia com o esquerda

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 30/06/2022 às 14:04 | Atualizado em 30/06/2022 às 14:13
Notícia
X

Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal

Conciliar maternidade e vida acadêmica não é tarefa fácil. Segundo a pesquisa Parent In Science, menos de 10% das alunas com filhos de pós-graduação estavam conseguindo seguir com suas dissertações e teses durante a pandemia. Uma rotina que é enfrentada por Poliana Freitas, de 24 anos, que é mãe de um bebê de dois meses e aluna do curso de educação física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No retorno às aulas nesta semana, ela foi surpreendida pelo professor em sala, que segurou seu bebê no braço enquanto ela assistia à classe. A ação do professor Pedro Paes foi filmada por colegas da estudante ganhou as redes, justamente, a partir da sua irmã, a atriz Dira Paes. O feito ganhou notoriedade por contrariar a realidade das estudantes que têm conciliar os estudos com a maternidade.

Em entrevista à TV Jornal, ele explicou que notou o cansaço da estudante, que segurava a criança com o braço esquerdo enquanto escrevia com o esquerdo. "A aula tem três horas de duração. Então, para qualquer um é cansativo. Eu vi que o bebê estava incomodado e peguei ele para ela poder escrever melhor, porque o mérito é dela", disse o professor.

"Eu só quis continuar dando aula, porque tinha os outros alunos. Ela conseguiu assistir à aula e terminou tudo bem", disse Pedro. 

Além disso, Pedro Paes afirmou que é comum alunas mães levarem os filhos para a sala quando não tem onde deixá-los. Dessa forma, ele compreende que o gesto é natural e é uma forma de incentivar as alunas a não desistirem dos estudos após a gravidez. "Toda mãe é guerreira. Principalmente essa mãe que quer mudar sua realidade, a realidade daquela criança, fazendo curso superior numa universidade pública, onde poucas pessoas no brasil têm essa oportunidade", disse o professor.

Reação da aluna

"Para mim foi uma surpresa. Nós que somos mães nos sentimos muito afastadas, porque não temos suporte, não temos apoio na universidade. Ele foi super acolhedor, colocou meu filho para dormir. Consegui estudar e acompanhar a aula tranquilo", apontou Poliana na entrevista.

Tags

Autor