PATROCINADO

Covid-19 e a saúde em Pernambuco: a atuação do Sindicato dos Médicos para os profissionais

Dr.Walber Steffano destaca as atuações do sindicato para garantir os direitos médicos durante a pandemia e os próximos passos para 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 22/07/2022 às 14:48 | Atualizado em 30/08/2022 às 19:29
Patrocinada
X

Já são mais de dois anos da pandemia do novo coronavírus em todo o mundo. Diante da crise sanitária, a sociedade adquiriu alguns aprendizados e os profissionais de saúde foram ainda mais essenciais para atravessar este momento.

Em Pernambuco, o alerta sobre os desafios que a classe médica passou a enfrentar foi rapidamente ligado em um período em que uma nova gestão assumia a presidência do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).

O médico pediatra Dr. Walber Steffano assumiu a gestão do Simepe há três meses, justamente no período de nova onda da covid-19 junto com outras mutações.

O presidente pontua que o difícil período do novo coronavírus trouxe grandes desafios para a classe médica:

“Os problemas da falta de leitos nas urgências e emergências, bem como nas UTIs pediátricas, somam-se a jornadas extenuantes, superlotação, déficit nas escalas de plantão, salários defasados, condições de trabalho inadequadas em unidades de saúde, expõem ainda mais os médicos diariamente”, pontua o presidente.

Foto: Guga Matos/JC Imagem
O Simepe participa ainda de discussões e comitês sobre doenças respiratórias no Estado. - Foto: Guga Matos/JC Imagem

Dr. Walber Steffano decidiu priorizar as propostas e ações da entidade médica que visam ampliar as conquistas que a categoria alcançou nos últimos anos, concentrar as energias em ‘manter a casa arrumada' e dar seguimento à todas as ações que já vinham sendo executadas:

“temos questões muito importantes para resolver sobre as pautas médicas, salariais, condições de trabalho, tudo que envolve a defesa dessa categoria”, ressalta.

Um dos maiores desafios de todos os sindicatos médicos é manter as unidades médicas unidas e mobilizadas. Quando unidos, conseguem projetar um futuro positivo para a classe, desde a relação com a convenção coletiva junto ao conselho e sindicato dos hospitais.

“As negociações com as demais cidades são importantes; e não vamos abrir mão disso”, disse.

O presidente destaca que os profissionais da saúde podem esperar muita luta e uma defesa incessante da categoria durante os seus três anos de gestão à frente da presidência do Simepe:

“Nós estamos aqui porque os médicos pernambucanos decidiram e o nosso papel é defender incessantemente a categoria e isso nós não vamos abrir mão. Um sindicato forte é um sindicato de luta. Somos e seremos de luta sim!”, finaliza.

Simepe em ação durante a pandemia

Já faz mais de dois anos desde que o primeiro caso de covid-19 foi identificado no mundo. Todas as pessoas foram impactadas de alguma forma, mas os profissionais de saúde atuaram na linha de frente para tentar salvar o máximo de vidas e, segundo o presidente, o sindicato teve uma atuação fundamental na garantia dos direitos da categoria.

PEXELS/BANCO DE IMAGENS
Já são mais de dois anos da pandemia do novo coronavírus em todo o mundo. segundo o presidente do Simepe, o sindicato teve uma atuação fundamental na garantia dos direitos da categoria. - PEXELS/BANCO DE IMAGENS

“Trabalhamos ativamente para assegurar direitos e contribuir desde a ajuda na formulação de decretos, a garantia dos EPI 's, acompanhamento, de forma direta, de todos os movimentos dentro dos hospitais, tanto público quanto privado, e cobramos de quem é responsável”, afirma.

O Simepe participa ainda de discussões e comitês sobre doenças respiratórias, como na sazonalidade da pediatria, com o objetivo de levar a voz dos médicos e pediatras que estão nas emergências:

“Nós cobramos melhorias, condições de trabalho, materiais, leitos, leitos de retaguarda, então nosso papel não é só fazer a grita mas também apresentar soluções perante aos responsáveis”, finaliza Walber Steffano, presidente do Simepe.

Guga Matos/JC Imagem
O Simepe está localizado na Av. João de Barros, 587 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-180 - Guga Matos/JC Imagem

Vantagens para os associados do Sindicato dos Médicos de Pernambuco

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco representa a maior defesa médica. O Sindicato disponibiliza para os associados o Clube Simepe, um clube de vantagens, que foi criado para que os médicos tenham descontos e benefícios exclusivos, como:

  • Plano de saúde Unimed
  • Descontos em hotéis
  • Descontos em farmácias
  • Defensoria jurídica
  • Corretora de seguros
  • Parcerias com colégios
  • Descontos na compra de carros em concessionárias e muito mais.

O profissional sócio da entidade tem direito a vários descontos. Clique aqui para se cadastrar e adquirir vantagens especiais, ou se preferir, pode comparecer à sede do Simepe, na Av. João de Barros, 587 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-180. Mais informações pelo: (81) 3322-7095.

Tags

Autor