TREINAMENTO

Estudantes participam de exercício militar com Operação Guararapes

O ECAM será realizado em duas fases distintas. Na primeira fase, ocorreram instruções preparatórias e, na segunda fase, em 15 e 16 de agosto, atividades práticas, dedicadas à cobertura da Operação Guararapes .

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 03/08/2022 às 21:45
Notícia
X

Na era da informação, a dinâmica dos fatos exige, dos profissionais de mídia, cada vez mais versatilidade e preparo. Alinhado a essa tendência, o Exército Brasileiro tem cooperado com a capacitação desse público específico. Nesse sentido, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) selecionou alunos do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Maurício de Nassau que participaram, no Quartel-General do Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, de uma atividade simulada de entrevista coletiva, no contexto da Operação Guararapes.

O treinamento é voltado para estudantes universitários de Comunicação Social, com o objetivo de ambientar e preparar esses futuros profissionais para a execução de coberturas jornalísticas em situações de conflito armado (zonas de guerra).
A Operação Guararapes é um exercício que acontece anualmente e de abrangência regional e de maior vulto na Região Nordeste, atuando de forma simultânea nos oito estados do Nordeste, com o objetivo de manter a operacionalidade das tropas nordestinas e de desencadear ações de defesa externa e de ajuda humanitária.
O Exercício é composto de 3 (três) fases: construtiva, virtual e viva. Nessa 1ª fase do Exercício, haverá uma série de PMS (Problemas Militares Simulados), os quais deverão ser solucionados pelos 2 (dois) Exércitos participantes – O Azul e O Vermelho. Um dos PMS é justamente a participação de um porta-voz em uma entrevista coletiva, a fim de exercitar o relacionamento com a imprensa. Para os estudantes de jornalismo, é a chance de por em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade. Essa é a segunda vez que a UNINASSAU participa do Exercício.

O ECAM será realizado em duas fases distintas. Na primeira fase, ocorreram instruções preparatórias e, na segunda fase, em 15 e 16 de agosto, atividades práticas, dedicadas à cobertura da Operação Guararapes - exercício, de longa duração, que mobilizará tropas de todo o Comando Militar do Nordeste, nos oito estados da Federação que integram sua área de responsabilidade.
No 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado foi realizado um exercício que visa simular uma situação de conflito em área urbana, com o emprego de tropa e blindados. Na oportunidade, os participantes do ECAM vivenciaram  a experiência de acompanhar uma operação militar, fazendo a cobertura jornalística das ações.

Tags

Autor