DIA DO ADVOGADO

Emprego e oportunidade: banco de talentos da OAB-PE permite que advogados encontrem trabalho dentro do seu perfil

Plataforma inédita da seccional de Pernambuco oferece ainda cursos de capacitação e correspondência para advocacia

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 11/08/2022 às 8:00
Jorge Gregorio/Divulgação OAB-PE
OPORTUNIDADE Projeto da seccional de Pernambuco é uma ponte entre os advogados autônomos ou estagiários, inscritos na OAB-PE, e os escritórios de advocacia que estão ofertando vagas de emprego - FOTO: Jorge Gregorio/Divulgação OAB-PE
Leitura:

Desde 1827, quando D. Pedro I criou os dois primeiros cursos de Direito no Brasil, um na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e o outro na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, que no dia 11 de agosto é celebrado o Dia da Advocacia.

Como parte das comemorações de 2022 para o Mês da Advocacia, a seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil lançou um projeto pioneiro no país: o Banco de Talentos da OAB Pernambuco.

Já disponível no site www.oabpe.org.br, a plataforma foi desenvolvida para ser uma ponte entre os advogados autônomos ou estagiários, regularmente inscritos na OAB-PE, que estão em busca de uma posição no mercado, e os escritórios de advocacia, que estão ofertando vagas de emprego.

Formando, assim, um encontro de interesses. O projeto funciona de forma gratuita, tanto para os profissionais, quanto para os escritórios.

Com a pandemia sendo superada aos poucos, o Banco de Talentos se torna uma importante ferramenta para a retomada econômica de profissionais, especialmente os autônomos que, nos últimos dois anos, com fóruns fechados, enfrentaram dificuldades para exercer suas atividades laborais.

Reprodução/OAB-PE
Banco de Talentos da OAB Pernambuco já está disponível no site - Reprodução/OAB-PE

De acordo com o Censo da Advocacia Pernambucana de 2022, promovido pela OAB-PE em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), 40,6% dos advogados do estado encontram-se desempregados.

Esse número representa quatro em cada dez profissionais. Desses, 28,7% possuem a advocacia como principal fonte de renda, enquanto 11,9% não dependem da formação para sobreviver.

"A iniciativa do Banco de Talentos faz parte das diversas ações que a OAB Pernambuco tem implementado para auxiliar e valorizar a advocacia pernambucana, cumprindo o seu papel de defesa dos interesses da classe, se utilizando da tecnologia e da inovação, conforme nos comprometemos, como ferramentas para a resolução de problemas reais do dia a dia de muitos colegas", comenta o advogado e presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.

Yacy Ribeiro/Divulgação OAB-PE
Fernando Ribeiro Lins, advogado e presidente da OAB Pernambuco - Yacy Ribeiro/Divulgação OAB-PE

Advocacia Correspondente

Além do serviço para vagas de trabalho, o Banco de Talentos possui a modalidade Advocacia Correspondente, onde o advogado cadastra suas informações e marca em qual município de Pernambuco realiza atendimento.

Dessa forma, um escritório ou um profissional de outro estado, que esteja com um processo em alguma comarca de Pernambuco, consegue acessar um banco com os nomes dos profissionais vinculados à OAB-PE, que atuam no município correspondente, e assim contratá-lo.

A modalidade conta com profissionais de todo o estado, principalmente no interior de Pernambuco, onde a OAB-PE possui 25 Subseções.

Segundo Fernando Ribeiro Lins, "esse relacionamento proporcionado pelo Banco de Talentos solucionará a necessidade de mão de obra local para a parte do outro estado e irá gerar uma nova oportunidade de rendimento financeiro para a advocacia pernambucana”.

Cursos de capacitação

Os advogados autônomos, que representam cerca de 50% da classe em nosso estado, costumam enfrentar muitos desafios para gerar renda com a profissão. Pensando na qualificação profissional, a OAB Pernambuco inseriu no Banco de Talentos uma área na qual os advogados poderão usufruir de uma série de conteúdos de capacitação da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE).

Atualmente, estão sendo ofertados os cursos de Marketing jurídico, Como se preparar para processos seletivos, e Visual Law (método que ensina a simplificar a forma de transmitir informações jurídicas). O espaço será alimentado frequentemente no site www.oabpe.org.br, com novos cursos sendo inseridos periodicamente.

Comentários

Últimas notícias