Pernambuco deve ter redução de 90% em ocorrências de crimes eleitorais, diz SDS
Secretário Humberto Freire afirma que balanço parcial indica "menor número de ocorrências da história" numa eleição do Estado
Um balanço parcial sobre a segurança pública nesta manhã de eleições foi compartilhado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) do Governo de Pernambuco em coletiva. De acordo com o secretário Humberto Freire, os números preliminares indicam que o Estado deve ter uma redução de 90% de ocorrências ligadas ao pleito.
"Isso indica que teremos o menos número de ocorrências numa eleição na história. É fruto de muito trabalho, um trabalho integrado, que começou em fevereiro, com o TRE e todas as forças de segurança", disse Humberto Freire.
Em 2020, a sexta-feira e sábado da eleição teve 83 ocorrências policiais relativas às eleições. Sexta e sábado deste ano tiveram apenas sete casos. A redução foi de 91,6%. Este domingo, 15 ocorrências foram registradas.
No ano passado, o balanço geral da sexta-feira ao domingo registrou 523 ocorrências - 140 na RMR, 249 na Zona da Mata e Agreste e 134 no Sertão.
Prisões por boca de urna e transporte ilegal de eleitores
De acordo com o gestor, alguns poucos casos de prisão por boca de urna foram registrados da sexta-feira ao domingo, mas ainda não existem números concretos. "Tivemos menos casos em todo o Estado. Prosseguimos o tida todo garantindo que responderemos às demandas rapidamente", continuou.
Já sobre o transporte ilegal de eleitores, apenas um caso foi registrado, mas uma portaria que ainda irá verificar se o acontecimento realmente burlou a legislação eleitoral - que também impede entrada de celulares em cabines de votação e porte de arma em até 100 metros dos locais de votação.
Efetivo de policiais das eleições de 2022
A Operação Eleições 2022 conta, até as 7h da manhã da próxima segunda-feira (3), com um total de 34.634 postos de trabalho, sendo 27.850 na PMPE, 4.518 na PCPE; 1.580 no CBMPE, 27 na Polícia Científica, 205 na Corregedoria e 404 no Ciods, GTA, Inteligência e Lei Seca.
Desse total, 10.622 estão na Capital e RMR, 14.782 estão no Agreste e Zona da Mata e 9.230 atuam no Sertão. Três Centros Integrados de Comando e Controle estão em funcionamento, recobrindo todas as regiões do Estado. Quatro helicópteros, sendo três do GTA e um da PRF, estão fazendo sobrevoos e apoiando os trabalhos realizados pelas forças em terra.
Policia Rodoviária Federal registrou três ocorrências
A comunicação da Polícia Rodoviária Federal informou que registrou três ocorrências nos municípios de Juazeiro (BA), Garanhuns (PE) e Serra Talhada (PE).
Em Juazeiro, um carro com R$ 36 mil, alimentos e material de campanha política foi aprendido. O motorista informou que o conteúdo não tinha relação com leilão e que o dinheiro seria para compra de ovelhas.
Em Serra Talhada, um veículo levava R$ 10 mil em espécie, material político e uma caixa de uísque. O motorista afirmou que tinha pego um carro emprestado e afirmou que o dinheiro seria para a compra de um celular.
Já em Garanhuns, uma van transportava sete pessoas que estavam indo do Recife para Bom Conselho. Os passageiros informaram que não haviam pago nada pelo transporte, o que poderia configurar como transprte irregular de eleitores.