Poste cai em frente a convento no Centro do Recife, atinge um carro e a falta de energia causa transtorno para 28 religiosas
O incidente deixou a Casa Provincial Nossa Senhora das Graças, na Boa Vista, sem energia e danificou carro que estava estacionado na área
Um poste que ficava em frente à Casa Provincial Nossa Senhora das Graças, situada ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Fronteiras, na Boa Vista, área central do Recife, caiu na noite de sexta-feira (16). A casa fica ao lado do local onde o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Camara, morou por muitos anos.
O incidente foi provocado por um caminhão que passava na frente do imóvel, por volta das 23h30, e puxou os fios de telefonia. Um carro que estava estacionado na frente ficou danificado. Não houve feridos, mas a falta de energia provocou muitos transtornos para as 28 religiosas que moram na residência.
Segundo a irmã Vanda Araújo, uma das religiosas que vive na casa, a empresa Neonergia vinha sendo alertada desde agosto que havia o risco de o poste cair. "O concreto estava deteriorado e a ferragem aparecendo, além do poste estar ficando inclinado. Insistimos várias vezes para que viessem ver a situação. A Neonergia mandou uma equipe em setembro e afirmou que não havia perigo", contou a religiosa.
Ela continuou insistindo até que no último dia 8 de dezembro mais uma vez a empresa de energia voltou ao local e novamente assegurou que não corria risco. "O acidente foi provocado por um caminhão de uma empresa de material de construção. Ele se enganchou nos fios e derrubou o poste. Sorte que não havia ninguém na hora, mas talvez se tivesse sido trocado não caísse", comentou a irmã Vanda.
A falta de energia, interrompida desde a hora do acidente, causou muitos transtornos. A maioria das religiosas tem mais de 90 anos.
Seis são cadeirantes. Sem energia, o elevador - o prédio tem térreo e primeiro andar - não funcionou e por isso as mulheres não puderam descer para fazer as refeições no refeitório e nem assistir à missa. "Subimos as bandejas com a comida", disse irmã Vanda. Alimentos como iogurtes se estragaram pois o freezer e a geladeira estavam desligados.
Outra preocupação é que algumas das senhoras necessitam de nebulização com oxigênio. "Também estamos receosas com a água pois a bomba depende da eletricidade", destacou irmã Vanda.
A empresa confirmou que o acidente foi provocado pelo caminhão. "A Neoenergia Pernambuco esclarece que o poste localizado em frente ao Convento Nossa Senhora das Graças, na Boa Vista, foi derrubado por um caminhão que tracionou os fios de telefonia e levou a estrutura ao chão", diz a empresa, numa nota.
"Equipes da concessionária estão desde a madrugada no local para promover a substituição do equipamento e reconstruir a rede de distribuição de energia elétrica", complementa a Neonergia. A energia voltou às 17h20.