MORTE DE PELÉ: João Campos decreta luto de três dias no Recife após morte do rei Pelé
No início de 2022, exames constataram metástase que atingiu o intestino, o pulmão e o fígado
O prefeito do Recife, João Campos (PSB) decretou luto de três dias na capital pernambucana em solidariedade à morte do rei do futebol, Pelé.
"O Recife se soma à dor do Brasil ao se despedir do maior atleta que o futebol mundial já formou. O nome de Edson Arantes do Nascimento, nosso insubstituível Pelé, está definitivamente cravado na história e no panteão de nossos heróis, modelos de inspiração para milhares de crianças que enxergam no esporte uma oportunidade de alterar a realidade social ao seu redor", disse o prefeito do Recife em nota.
Ele complementou: "Que cada instante de alegria a cada gol marcado retorne em solidariedade à família, amigos e amantes do esporte que melhor representa a nossa essência brasileira. Que, neste difícil momento, possam encontrar conforto".
MORTE DE PELÉ:
O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Pelé estava internado no Hospital Albert Einstein desde 29 de novembro.
CAUSA DA MORTE DE PELÉ
De acordo com o Einstein, a morte de Pelé ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
"O Hospital Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia", diz nota do hospital.
OS ÚLTIMOS MOMENTOS DE PELÉ COM VIDA
Pelé terminou os seus dias amparado pela esposa, Márcia, pelos filhos, e rezando no quarto do hospital, um hábito que sempre o acompanhou.
O coração de Pelé bateu pela última vez de forma lenta e pausada, sem que seu corpo sentisse qualquer dor. O Rei do Futebol morreu sedado.
"Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz", escreveu Kely Nascimento, uma das filha de Pelé, ao publicar uma foto mostrando as mãos dela e dos irmãos sobre o Rei do Futebol.
Pelé iniciou tratamento contra um tumor no cólon em 2021. Ele precisava ir ao hospital com frequência para dar seguimento ao atendimento e fazer avaliações.
O Rei do Futebol havia sido submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no mesmo hospital em setembro de 2021.
No início de 2022, exames constataram metástase que atingiu o intestino, o pulmão e o fígado.