CHUVA EM PERNAMBUCO: Recife acumula 96 mm de chuva, tem ruas alagadas e previsão de novas precipitações nesta madrugada
Defesa Civil recebeu 200 chamados da população até as 17h, referentes a solicitações de lonas e pedidos de vistoria
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) explicou, no início da noite desta quinta-feira (9), o motivo do grande volume de água que caiu na Região Metropolitana do Recife no dia de hoje - a capital pernambucana registrou 96,51mm de chuvas em doze horas -, além de divulgar a previsão meteorológica para a madrugada desta sexta-feira (10), que promete ser de chuva em todo Estado.
"Tivemos pancadas de chuvas fortes, principalmente na Região Metropolitana do Recife. Chuva que foram causadas, principalmente, pelo transporte de unidade do oceano para o continente, encontrando no Recife que funciona como uma ilha de calor. Isso favoreceu a intensificação de nuvens... E essas nuvens são acompanhadas de trovões, relâmpagos e uma maior descarga de água e maior volume de água também", explicou Aparecida Fernandes, Meteorologista da APAC.
Já a Defesa Civil do Recife informou que a cidade recebeu chuvas fortemente concentradas, a partir das 12h desta quinta (9), que chegaram a mais de 50mm por hora em alguns pontos. Nas últimas 12 horas, a precipitação atingiu a marca de 96,51mm, o equivalente a mais de 75% da média prevista para todo o mês de fevereiro, que é de 122,90mm. Essa foi a segunda forte chuva registrada na cidade em menos de uma semana, ultrapassando mais de 200mm no total. Na última segunda-feira (6), no período de quase 24 horas choveu mais de 160mm.
Ainda de acordo com órgão, cerca de 200 chamados foram recebido até as 17h referentes a solicitações de lonas e pedidos de vistoria - nenhuma delas com gravidade. A população deve entrar em contato pelo telefone 0800-0813400, que é gratuito e funciona 24h por dia.
Transtornos no trânsito da cidade
Para tentar minimizar os transtornos provocados pelas chuvas na cidade, que registrou alagamentos em diversos pontos, equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalharam ao longo do dia em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalharam para realizar ajustes necessários na rede semafórica da cidade.
Entre às 12h e 17h da quinta-feira (9) não foram registrados sinistros de trânsito com vítimas. No período, a CTTU registrou ocorrências em 15 semáforos, que já estão em atendimento.
Previsão do tempo para esta madrugada
Assim como durante todo o dia, a madrugada desta quinta-feira (9) para a sexta (10) também deve ser de chuvas. "A APAC já vem divulgando que a possibilidade de ocorrer chuva intensa porque o oceano está com a temperatura acima do normal, e isso favorece a maior evaporação e também uma maior intensificação do sistema meteorológico que se aproxima da costa", contou Aparecida Fernandes, Meteorologista da APAC.
"A previsão para essa noite é de chuva, mas com intensidade que vai diminuindo no decorrer da noite. Chuva franca na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, porém no Agreste pode variar de chuva fraca a moderada. E, amanhã (10), tem previsão de chuva nas primeiras horas da manhã", complementou a especialista.
Aeroporto Internacional do Recife
As chuvas que caíram na capital pernambucana nesta quinta-feira (9) também provocaram alguns transtornos no Aeroporto Internacional dos Guararapes. De acordo com a assessoria de comunicação da AENA, "alguns voos com destino ao Aeroporto Internacional do Recife foram alternados para outros aeródromos ou pousaram um pouco depois do horário previsto".
Apesar dos imprevistos, a AENA garantiu que o "aeroporto não fechou em nenhum momento". Por volta das 15h, não houve mais nenhuma alteração causada pelas chuvas, inclusive, nem para jatinhos ou outras aeronaves de menor porte. E, agora à noite, as operações de decolagens ocorrem normalmente.